Sexta, 29 de Agosto de 2025 14:57
75 9 9702 9169
Feira de Santana Visita

Jerônimo autoriza reforma do centro de convenções e teatro de Feira de Santana

Governador esteve na tarde desta segunda-feira (02) na cidade para assinar a autorização das obras.

02/10/2023 20h05 Atualizada há 2 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Entrevista coletiva com o governador Jerônimo Rodrigues - Foto: Boca de Forno News

O governador Jerônimo Rodrigues esteve em Feira de Santana, na tarde desta segunda-feira (02), para autorizar a conclusão e requalificação do Centro de Convenções e do Teatro do município.  Jerônimo visitou o local das obras, às 17h, no bairro do São João. Em seguida, esteve no NH Hotel Charmant, às 18h, para assinar a ordem de serviço e dar início as intervenções. Os empreendimentos serão construídos pela Conder. Os dois prédios terão arquitetura e paisagismo integrados, compondo um complexo cultural único que se destacará pelo aspecto imponente, com destaque para as fachadas em vidro e alumínio.

Jerônimo afirmou que amanhã mesmo as obras já começam. Ele ainda criticou Colbert Martins, prefeito de Feira de Santana, que não havia entendido o conceito de ser feirense dito por ele. “Como prefeito ele tem que agradecer e abrir sempre as portas para as pessoas que se sentem feirenses. Eu não nasci aqui. Eu me sinto daqui porque aqui meu filho nasceu e aqui tenho residência. Meu endereço residencial é Feira de Santana, quer ele queira, quer não. O governador se sente morador de Feira de Santana, do Conjunto Centenário, na Queimadinha”, disparou.

O governador diz ainda ter muito orgulho de ser e se sentir daqui. “Minha carteira profissional está assinada aqui na Uefs. Vou demonstrar carinho, amor e tudo o que eu puder fazer por Feira, eu vou correr atrás”, disse, citando Anel de Contorno, conjunto de projetos de mobilidade urbana que fará na cidade, a nova rodoviária e o Centro de Convenções. “Estamos tratando disso diariamente com meu time político para demonstramos esse amor. Faremos sempre isso”.

Projeto da obra do Centro de Convenções e tratro - Foto: Boca de Forno News 

O investimento de obra é de R$ 56,3 milhões e 14 meses para que ela fique pronta. “Quero acelerar e entregar obras como essa que são importantes. Quero entregar no final do ano que vem com grandes shows e com a participação de artistas de feirenses. Queremos que seja um local de eventos e estamos estudando para ver o que podemos oferecer para Feira de Santana mais esse outro espaço de eventos além do Amélio Amorim e da Uefs”.

O objetivo é trazer ainda para o local eventos culturais, de negócios e de turismo para a cidade. A estrutura que já existe será utilizada. “Tudo que tem aí foi feito teste de engenharia e o que tiver que ser refeito será. Esse refazer é mais a parte de segurança e tudo que puder será aproveitado. Os profissionais, a não ser aqueles que seja uma especialidade que não possa ser daqui, pedimos que sejam contratados pessoas de Feira de Santana”.

Gestão do Centro de Convenções 

Jerônimo falou ainda como deve ser gerido o Centro de Convenções. Segundo ele, o pedido é que a Casa Civil dialogue com os empresários e se possa ter a possibilidade da gestão. "Normalmente quando o espaço é pequeno, como o Amélio Amorim, o Estado trabalha porque ali se consegue fazer eventos menores. Fica no controlo do Governo do Estado para garantir a inclusão. Mas o Centro de Convenções a demanda será de grandes eventos de comércio, de negócios".

Por isso, ele determinou que a Casa Civil pudesse estudar e apresentar a possibilidade de se fazer uma PPP (Parceria Público-Privada) com o setor empresarial e aí o próprio Estado se quiser fazer um evento aqui vai contratar. Puderá ser feito ainda eventos de grande porte no local, o que ajudará ainda os hotéis. 

Aeroporto de Feira

Jerônimo elogiou a estrutura do aeroporto de Feira de Santana. “A estrutura que lá existe sempre foi e é de verdade. Acabei de pousar lá e o ambiente é muito bom. Digno de Feira de Santana. O que estamos fazendo são as desapropriações que estão judicializadas. Temos que ter paciência e esperar porque só depois das desapropriações é que poderemos fazer as licitações. Precisamos esperar a justiça autorizar”.

O que se precisa fazer, ressalta Jerônimo, é a classe política da cidade, independente de partido político, ajudar a buscar novos voos para que se possa ter oportunidade de a cidade ser um bom centro de distribuição dos voos regionais.

Violência

Jerônimo comemorou ainda a diminuição dos números da violência no estado. Ele disse ter acabado de receber uma ligação do presidente Lula. “Eu querendo saber da saúde dele - Lula acabou de fazer cirurgia de artroplastia total de quadril e blefaroplastia nas pálpebras - e ele querendo saber da saúde da segurança pública da Bahia. Dia 5, o ministro da Justiça Flavio Dino estará em Salvador, na Bahia. Agradeci a ele o zelo e o cuidado e ele está fazendo isso com todos os estados. Saindo de uma cirurgia e já ligou para todos os governadores”, afirmou.

Flavio Dino vem a Bahia fazer a entrega do prédio reformado da Polícia Federal. “Vamos ver ainda para que a Delegacia da Polícia Federal em Feira possa acontecer. A cidade fará parte também de ações de investimento em Segurança Pública da Polícia Federal”.

Questionado sobre se solicitou ajuda a Lula sobre a situação da Bahia ao conversar com ele na semana passada, Jerônimo ressaltou que o presidente garantiu que ele poderia conversar com o ministro Flavio Dino. E que o presidente, através dos seus ministros, tem ajudado o estado. “Estamos tratando e estamos seguros e firmes de que vamos superar essa situação. Não apenas a Bahia, como também outros estados que também tem sofrido com a violência. Outros países também tem padecido com a situação do crime organizado. Nossa Polícia Militar e Civil são muito competentes e seguras. Estamos investindo para aumentar o efetivo. Vamos chegar ao ano que vem com até 45 mil homens nas forças de segurança pública e nunca tivemos isso”.

O governador diz que ainda tem ampliado as companhias de polícia, inclusive na região. “Ampliamos a quantidade de viaturas e em outubro/novembro entregaremos armas, mas queria estar anunciando entrega de centro de convenções, de distribuição de água, pavimentação para os distritos como estamos fazendo. Mas a realidade exige que façamos isso então vamos continuar cuidando da segurança pública da Bahia”.

Política

Questionado quando anunciaria os seus candidatos a prefeito nas cidades de Feira de Santana e Salvador, o governador disse que tem 417 municípios para observar. “Tenho que olhar para todos eles. Estamos fazendo esse trabalho quase que diariamente com nosso conselho político. Alguns municípios já estão bem facilitados. Em Vitória da Conquista mesmo já há um entorno de nome consolidado. Em Alagoinhas da mesma forma, os dois grupos já se sentaram e combinaram. Aqui está bem encaminhado, mas precisamos ouvir mais para não dizerem que estamos posição fora da hora e arrogante. Não é isso que queremos”.

Conforme ele, o deputado federal Zé Neto, que já se lançou como pré-candidato pelo PT, tem feito um trabalho na tentativa de organizar os partidos políticos. “Em Salvador também. Espero que em outubro ou novembro possamos ter uma decisão”.

Delegacia do Idoso em Feira

Jerônimo diz que é uma luta do Governo do Estado cuidar das crianças, adolescentes e idosos. “Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa construção enquanto militante dos Direitos Humanos e na LDO desse ano já mandamos para a Assembleia Legislativa ações para os direitos dos idosos”.

O governador ainda não sabe quando poderá trazer essa delegacia para a cidade porque nesse período está centrado em superar a situação das facções criminosas e da violência no estado. “Isso não quer dizer que eu vou esquecer os idosos, mas nesse momento nossa agenda firme da Segurança Pública é sobre combater essa situação. Quando conseguirmos estabilizar temos duas agendas importantes: das pessoas idosas e crianças e adolescentes, em parceria com as prefeituras”.

Ele também tem recebido muitas reinvindicações da defesa dos animais e ele lembra que colocou isso no programa de governo. “Precisamos cuidar disso também”.

Conder

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) José Trindade também esteve em Feira de Santana com o governador Jerônimo Rodrigues para autorizar a conclusão e requalificação do Centro de Convenções e do Teatro do município. Ele falou sobre esse equipamento que, em sua opinião, vai fortalecer a cultura, o turismo de negócios e toda a região da cidade. “Um ano e dois meses para terminar a obra, mas vamos trabalhar para antecipar essa entrega. Efetivamente ela já começa amanhã. Já estamos dando a ordem de serviço. A empresa já está trazendo as máquinas, tem a expertise de fazer grandes obras na área da saúde e educação e agora fará o centro de convenções e o teatro”.

Todo o complexo, ressalta o presidente, atenderá quase 2500 pessoas e, particularmente, o Centro de Convenções 1600 pessoas e mais 636 dentro do teatro sentados para assistir grandes espetáculos. “O projeto será adequado na parte de acessibilidade porque era um projeto antigo. Vamos modificar não apenas com especificações mais modernas como acessibilidade principalmente para que qualquer pessoa possa ter acesso não apenas ao teatro e centro de convenções como também aos banheiros”.

Dentro da parte do teatro será executado o projeto original do teatro, centro de convenções e dois auditórios. “Também a parte de estrutura e apoio como o estacionamento para 180 veículos, para motocicletas e ainda mais cinco para ônibus”.

Lagoa Grande

Questionado sobre da Lagoa Grande, Trindade afirmou que está imbuído de terminar as obras. Ele disse que ela está em fase de conclusão, mas houve um problema de drenagem que está sendo resolvido para que possa concluir a obra no menor espaço de tempo. “A empresa foi substituída para que isso aconteça, mas ela tem capacidade técnica e de enganaria para concluir o processo”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.