Domingo, 28 de Dezembro de 2025 06:02
75 98160-8722
Política Política

Hilton justifica saída do PSOL da base de Jerônimo

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) justificou a decisão do seu partido de deixar a base do governador .

22/09/2023 08h15
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Ascom ALBA / Agência ALBA
Foto: Ascom ALBA / Agência ALBA

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) justificou, em entrevista à rádio Metrópole a decisão do seu partido de deixar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A sigla anunciou, no último fim de semana, a saída do grupo após nove meses na gestão.  

O socialista afirmou que um “conjunto de agressões” provocou a decisão. “As duas pessoas que assumiram cargos no governo Jerônimo foram desfiliadas do PSOL para não dar impressão de alinhamento do PSOL, e mesmo essas duas pessoas assumiram cargos do baixo escalão”, disse. “Aqui nós estamos enfrentando um conjunto de agressões”, bradou.  

Durante a entrevista, dentre os pontos de crítica de Hilton Coelho à gestão Jerônimo Rodrigues, está a demora quanto ao início da construção do VLT do Subúrbio, bem como a crise da Segurança Pública, diante do avanço da criminalidade no estado.  

“Essa guerra já está sendo feita há muito tempo. Não é à toa que a Bahia tem os piores índices do Brasil. As ações seguidas de morte são piores do que a da polícia de São Paulo e do Rio de Janeiro”, citou Hilton. “Tem que ter um programa de resgate dessa juventude e abandonar essa concepção. Não é isso que está fazendo o governo”, sugeriu o parlamentar baiano.  

Na prática, porém, a entrega de cargos causa poucas baixas na gestão de Jerônimo Rodrigues. O PSOL tinha apenas duas indicações, que devem deixar o governo nos próximos dias, ou, caso decidam permanecer nos cargos, devem se afastar do partido. Ambas lotadas na Fundação Pedro Calmon, um braço da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).  

Eleições 

Hilton, na ocasião, reiterou a possibilidade de ser candidato a prefeito de Salvador no pleito a ser realizado no próximo ano. “É possível, meu nome está disponível. Estou muito contente com o PSOL aqui na Bahia, com uma postura muito afirmativa”, declarou.  

“Vamos ter sim um programa da esquerda socialista de Salvador, ou seja, PSOL, PCB, PSTU, Rede Sustentabilidade. Não necessariamente o nome final vai sair do PSOL, mas vamos apresentar nossos nomes. Meu nome está à disposição. Nós temos outros nomes que também merecem respeito, a companheira Tâmara Azevedo, Kleber Rosa, Milton Assis, Marcos Mendes”, citou Hilton Coelho. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.