As contas da gestão da Educação e da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS), referentes ao ano de 2021, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. A decisão ocorreu nessa quarta-feira (30), durante julgamento feito pelos conselheiros da 2ª câmara do órgão.
Educação
O ano foi marcado pela retomada das atividades educacionais após os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Cerca de 52 mil estudantes foram matriculados na Rede Municipal.
A Educação Municipal se empenhou em se adaptar à nova realidade, utilizando a tecnologia para continuar o ensino. O retorno aconteceu em três etapas: aulas não presenciais transmitidas no Youtube e na TV aberta, aulas híbridas com rodízio de turmas - nestes dois primeiros períodos foram produzidas mais de 270 mil horas aulas, com conteúdo foi produzido pela Secretaria de Educação e, por fim, aulas totalmente presenciais.
Para atender à volta das atividades presenciais, as escolas passaram por manutenção e algumas foram reformadas, lavatórios foram instalados, além da distribuição de máscaras, uniformes e material didático para os estudantes.
Saúde
Por conta do cenário de pandemia, todos esforços das equipes da SMS estavam voltados para o combate a covid-19 que registrava números crescentes naquele período. Devido a esse fator, grande parte dos recursos foram destinados para manutenção dos 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva instalados no Hospital de Campanha, que oferecia suporte especializado aos pacientes com agravamentos da doença, bem como na preparação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as policlínicas municipais.
O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), mais conhecido como Hospital da Mulher, realizou 7.563 partos, sendo 4.272 normais e 3.291 cesáreos. O número de atendimentos, incluindo internamentos, no ano de 2021 totalizou mais de 37 mil. Entre os avanços obtidos na pasta pode-se destacar a implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica na unidade e a implantação do Ambulatório de Atendimento Pós Covid-19-19 no Centro Social Urbano (CSU).
As Unidades de Saúde da Família também foram ampliadas. Em 2020, existiam 121, enquanto no ano seguinte, esse número passou para 133 equipamentos. Houve um aumento de 14% em locais com sede própria. Juntas, as unidades de atenção básica e média complexidade, promoveram mais de 2 milhões de atendimentos.
Da mesma forma, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tiveram crescimento. Em 2020, foram contabilizados 37.484 pacientes cadastrados. Em 2021, passou para 40.443. Foi registrado um aumento de 15% correspondente aos remédios distribuídos nesses equipamentos, de janeiro a dezembro de 2021, comparado ao ano anterior.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) operou 23.760 atendimentos. De maneira similar, o Transporte Fora do Domicílio (TFD) desempenhou 16.114 deslocamentos aos pacientes atendidos em unidades de outros municípios conveniadas com a SMS.
A Central de Abastecimento Farmacêutica dispensou cerca de 38,5 milhões de unidades de medicamentos durante o período analisado pela instituição. Já a Central Municipal de Regulação efetuou 529.178 agendamentos, entre exames de apoio diagnósticos e consultas com especialistas.
Arroba do boi Arroba do boi se mantém em R$ 310 e chuvas podem influenciar oferta nas próximas semanas
Jornada Pedagógica Jornada Pedagógica da Rede Municipal reforça compromisso com a alfabetização, equidade, diversidade e o direito de aprender
Mudanças Prefeitura de Feira autoriza obras de drenagem na Rua São Salvador e anuncia mudanças no trânsito na Avenida de Contorno
Emprego Emprego cresce em Feira de Santana com cursos e mutirões
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (20)
Feira de Santana Inscrições para concurso de professores se encerram na próxima sexta-feira 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas



