Terça, 02 de Dezembro de 2025 09:19
75 98160-8722
Feira de Santana Feira de Santana

Zé Neto fala sobre obras no HGCA e na Lagoa Grande

Deputado federal ressalta importância das inaugurações no HGCA e explica como estão as obras da Lagoa Grande

28/08/2023 15h17
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Redes Socias / Deputado federal Zé Neto
Foto: Redes Socias / Deputado federal Zé Neto

O deputado federal Zé Neto esteve presente, nesta segunda-feira (28), na entrega de 30 novos leitos e a ampliação do serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Ele falou que essa obra é uma maravilhosa conquista para os funcionários do local. “Estava nos nossos planos, mas damos prioridades a outras áreas que precisavam dessa urgência. Nesse meio tempo veio uma ação judicial para que o Ministério Público para que nos cobrassem uma multa. Conversamos com o órgão e o recurso foi designado para o próprio hospital para fazer esses investimentos”.

As obras do refeitório e da cozinha dará condições de oferecer um alimento melhor, com mais qualidade e com uma nutrição muito melhor do que a que já havia. “Em todos os aspectos. Não existe nenhum hospital particular na Bahia que tenha a estrutura que o HGCA tem. E vamos avançar mais porque ainda vem a parte de atendimento cirúrgico nos leitos. Aguardem”.

Está sendo feita ainda, lembra Zé Neto, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que vai funcionar na área do Hospital Estadual da Criança (HEC) e vai receber mulheres de toda a região, oferecendo acolhimento e atendimento humanizado para mães e bebês. A unidade de cuidado vai atender ao neonato de risco e a puérpera que demandam atenção em serviço de saúde de alta complexidade, mas não exigem vigilância constante em ambiente hospitalar, ou mesmo para aqueles que não possam retornar ao domicílio no momento de pré-alta. “Serão mais 20 leitos com um atendimento totalmente humanizado”.

O deputado diz ainda que, enquanto o Estado faz esse esforço entregando equipamentos de suma importância da cidade, espera que o Governo Municipal também faça a sua parte. “Só espero que o município faça a parte dele na atenção básica. Infelizmente sofremos com situação como parto, AVC, diabetes, de neuro que poderiam ser tratadas no dia a dia. Sem tratamento, elas acabam piorando e vem para o hospital. A sensação as vezes é de enxugar gelo”, lamenta.

Zé Neto lembrou que a cidade tem três UPAs construídas com dinheiro do Governo Federal: a da Queimadinha e da Mangabeira, que foi entregue ao Governo Municipal, e logo após construiu da do Clériston, que é a maior da Bahia. “Fizemos ainda a Policlínica Regional que atende também a cidade, o HEC e quando olhamos continua havendo problema na regulação. Nossa energia é para fazer o melhor e precisamos da mesma energia deles. E ainda dialogar com o Estado. É o que é importante agora. Me coloco a disposição para sentar com eles e conversa, para colocar emenda parlamentar e todos querem o melhor para a cidade”.

Atendimento ortopédico em Feira

O deputado ressaltou que o atendimento ortopédico foi ampliado no HGCA e ainda foi colocado no Hospital Dom Pedro de Alcantara, onde não tinha. “Fizemos um convênio com o Dom Pedro, um dos cinco novos que fizemos na cidade. Temos também lá dez leitos de UTI que nos ajuda com o suporte. Isso para todos verem que mesmo assim ainda há dificuldades. Mas acho que elas passam mais pelo município do que por nós”.

Os acidentes de moto é uma das principais causas para a necessidade de tanto atendimento ortopédico na cidade. Isso, segundo o deputado, não apenas na cidade, mas em toda a região. “Precisamos melhorar a situação das vias da cidade, melhoria na engenharia de trânsito. Precisamos pensar isso regionalmente”.

Lagoa Grande

Questionado quando as obras da Lagoa Grande serão entregues, o deputado ressaltou que o projeto da obra é de 2009. “Precisávamos de quatro anos para fazermos o projeto, remanejamos as pessoas que estavam no local - foram 846 famílias que foram para um conjunto residencial construídos para elas) – só aí já são quase seis anos. Ainda havia a invasão do conjunto e manobras de pessoas contra nós nessa invasão. Na licitação fizeram várias denúncias contra nós e o município levou um ano e meio para autorizar a obra. Fizemos a obra e houve uma denúncia do TCU. Passamos um ano cinco meses parados. E não tinha nenhuma irregularidade. A parte de estrutura está entregue, mas de lá para cá estamos fazendo mais coisas”, explica.

Zé Neto ressalta que os vereadores fizeram pedidos e oito novas praças foram construídas. “Calçamos dez ruas com emenda parlamentar minha na Rocinha. Faremos agora mais 12 ruas. O Estado já fez vários investimentos na parte pluvial. As pessoas pagam IPTU e o município não coloca nenhum dinheiro na Lagoa Grande, no Caseb e em nenhum canto ao redor. Estamos fazendo a nossa parte. A única parte que falta do projeto original são os 25% do saneamento básico nos locais onde tem pedra, que ainda não sabemos o que fazer ainda. Todas as empresas que fizeram tiveram prejuízos e estamos vendo agora uma empresa especialista em cortar pedra para ver se conseguimos entregar essa última etapa”, disse.

Hoje, destaca o deputado, a Lagoa Grande está com mais de 75% de esgotamento pronto e com mais de 70% funcionando. “É o que falta. As pessoas que falam são as que não cobram a parte pluvial, de água de chuva que o município não faz, mas o Estado está fazendo. A obra da Lagoa Grande eu tenho certeza que é a maior intervenção da história dessa cidade. Pegamos pessoas que moravam na lama, demos dignidade e pegamos o lugar mais sujo na linda Lagoa Grande”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.