A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural deu início na última semana ao processo anual de declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Cerca de 700 contribuintes já efetuaram a declaração nos setores da SEAGRI.
Apesar do êxito dos primeiros dias desde o início do período de entrega do imposto, que se estende até o dia 30 de setembro, o secretário de Agricultura, Pedro Américo, emite um alerta direcionado aos produtores rurais para que não procrastinem a declaração do imposto até o último momento.
"É de suma importância que os proprietários de áreas rurais realizem a declaração de maneira precisa e dentro do prazo estipulado, visto que o não cumprimento dessa obrigação pode acarretar em multas, juros e até mesmo na perda do imóvel", esclareceu Pedro Américo.
São obrigados a realizar a declaração tanto pessoas físicas quanto jurídicas que sejam proprietárias, detentoras do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, incluindo usufrutuários. Embora o ITR seja um tributo federal, os recursos provenientes do mesmo são direcionados diretamente aos Municípios que possuem convênio com a Receita Federal, conforme ocorre em Feira de Santana.
Mutirão
Nesta sexta-feira (25), dentro da programação da ação Feira Faz Mais Pra Você, no Centro de Abastecimento, em alusão ao Dia do Feirante, a SEAGRI promove o mutirão de emissão ou inscrição do CCIR e ITR durante todo o dia.
No entanto o atendimento também é realizado diariamente na sede da Secretaria de Agricultura, situada na Rua Estados Unidos, 145, Kalilândia; ou na Sala da Cidadania localizada no Centro de Abastecimento.
Os documentos indispensáveis para a declaração do ITR 2023 incluem: o Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Diac), que abrange as informações cadastrais pertinentes a cada imóvel rural e ao seu titular; o Documento de Informação e Apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Diat), que contém as demais informações necessárias para calcular o valor do imposto referente a cada imóvel rural.
Se houver áreas não tributáveis sujeitas ao ITR, é necessário também apresentar o ADA (Ato Declaratório Ambiental) ao Ibama.
Não cumprir com a entrega da declaração ou realizar a entrega após o prazo resultará em uma multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o montante total do imposto devido.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



