No próximo dia 30 a Secretaria da Mulher de Feira de Santana lançará o Núcleo de Ressocialização do Homem Agressor. A ação faz parte do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ao longo do mês, a secretaria oferecerá uma ampla variedade de atividades abrangendo desde eventos educativos até ações de conscientização.
Conforme a secretária Gerusa Sampaio, o Núcleo de Ressocialização do Homem Agressor - Transformando Caminhos, está sendo criado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres com o intuito de ressocializar indivíduos em conflito com a lei, por meio de uma escuta qualificada por uma equipe multiprofissional. “Teremos assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, com grupos reflexivos, escuta terapêutica individual, na perspectiva de sensibilizar o agressor a não reproduzir o contexto de violência com outras mulheres”, diz.
O Núcleo vai atender qualquer homem que procure a nossa sede, aqueles que já são atendidos na Equipe Multidisciplinar do Departamento Jurídico da Secretaria que estejam no contexto do machismo e da violência contra a mulher bem como, aqueles encaminhados através da rede socioassistencial CRAS e CREAS. “Estamos em contato com a Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) e a Vara de Violência da Mulher para que os homens que sejam atendidos nestas instituições sejam encaminhados também para a secretaria”.
Os serviços estarão disponíveis são: escuta qualificada realizada por uma equipe multiprofissional; estudo de caso com o envolvido; grupos reflexivos terapêuticos para os agressores; escuta Psicoterapêutica; orientação Beneficiária e encaminhamentos para serviços na rede de atendimento do município e reuniões multidisciplinar interna para avaliação e monitoramento dos casos.
Gerusa explicou ainda como esse Núcleo pretende reeducar esses homens agressores. “Vamos analisar junto com a equipe a realidade psíquica afim de solucionar o conflito interno desse agressor, adotando reflexões na mudança de postura frente a atos violentos com terapias cognitivas comportamentais, terapias humanistas e atividades reflexivas”.
Para a monitorar essas expectativas de mudanças, diz ainda a secretária, serão usadas entrevistas estruturadas ou semiestruturadas, testes projetivos de personalidade, para que possamos balizar este processo.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



