No próximo dia 30 a Secretaria da Mulher de Feira de Santana lançará o Núcleo de Ressocialização do Homem Agressor. A ação faz parte do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ao longo do mês, a secretaria oferecerá uma ampla variedade de atividades abrangendo desde eventos educativos até ações de conscientização.
Conforme a secretária Gerusa Sampaio, o Núcleo de Ressocialização do Homem Agressor - Transformando Caminhos, está sendo criado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres com o intuito de ressocializar indivíduos em conflito com a lei, por meio de uma escuta qualificada por uma equipe multiprofissional. “Teremos assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, com grupos reflexivos, escuta terapêutica individual, na perspectiva de sensibilizar o agressor a não reproduzir o contexto de violência com outras mulheres”, diz.
O Núcleo vai atender qualquer homem que procure a nossa sede, aqueles que já são atendidos na Equipe Multidisciplinar do Departamento Jurídico da Secretaria que estejam no contexto do machismo e da violência contra a mulher bem como, aqueles encaminhados através da rede socioassistencial CRAS e CREAS. “Estamos em contato com a Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) e a Vara de Violência da Mulher para que os homens que sejam atendidos nestas instituições sejam encaminhados também para a secretaria”.
Os serviços estarão disponíveis são: escuta qualificada realizada por uma equipe multiprofissional; estudo de caso com o envolvido; grupos reflexivos terapêuticos para os agressores; escuta Psicoterapêutica; orientação Beneficiária e encaminhamentos para serviços na rede de atendimento do município e reuniões multidisciplinar interna para avaliação e monitoramento dos casos.
Gerusa explicou ainda como esse Núcleo pretende reeducar esses homens agressores. “Vamos analisar junto com a equipe a realidade psíquica afim de solucionar o conflito interno desse agressor, adotando reflexões na mudança de postura frente a atos violentos com terapias cognitivas comportamentais, terapias humanistas e atividades reflexivas”.
Para a monitorar essas expectativas de mudanças, diz ainda a secretária, serão usadas entrevistas estruturadas ou semiestruturadas, testes projetivos de personalidade, para que possamos balizar este processo.
Arroba do boi Arroba do boi se mantém em R$ 310 e chuvas podem influenciar oferta nas próximas semanas
Jornada Pedagógica Jornada Pedagógica da Rede Municipal reforça compromisso com a alfabetização, equidade, diversidade e o direito de aprender
Mudanças Prefeitura de Feira autoriza obras de drenagem na Rua São Salvador e anuncia mudanças no trânsito na Avenida de Contorno
Emprego Emprego cresce em Feira de Santana com cursos e mutirões
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (20)
Feira de Santana Inscrições para concurso de professores se encerram na próxima sexta-feira 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas



