Terça, 02 de Dezembro de 2025 09:21
75 98160-8722
Feira de Santana Agosto Lilás

Secretaria da Mulher lançará o Núcleo de Ressocialização do Homem Agressor

Lançamento acontecerá no próximo dia 30 como uma das ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

17/08/2023 13h19
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Secretária Gerusa Sampaio - Foto: Redes Sociais
Secretária Gerusa Sampaio - Foto: Redes Sociais

No próximo dia 30 a Secretaria da Mulher de Feira de Santana lançará o Núcleo de Ressocialização do Homem Agressor. A ação faz parte do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ao longo do mês, a secretaria oferecerá uma ampla variedade de atividades abrangendo desde eventos educativos até ações de conscientização. 

Conforme a secretária Gerusa Sampaio, o Núcleo de Ressocialização do Homem Agressor - Transformando Caminhos, está sendo criado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres com o intuito de ressocializar indivíduos em conflito com a lei, por meio de uma escuta qualificada por uma equipe multiprofissional. “Teremos assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, com grupos reflexivos, escuta terapêutica individual, na perspectiva de sensibilizar o agressor a não reproduzir o contexto de violência com outras mulheres”, diz.

O Núcleo vai atender qualquer homem que procure a nossa sede, aqueles que já são atendidos na Equipe Multidisciplinar do Departamento Jurídico da Secretaria que estejam no contexto do machismo e da violência contra a mulher bem como, aqueles encaminhados através da rede socioassistencial CRAS e CREAS. “Estamos em contato com a Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) e a Vara de Violência da Mulher para que os homens que sejam atendidos nestas instituições sejam encaminhados também para a secretaria”.

Os serviços estarão disponíveis são: escuta qualificada realizada por uma equipe multiprofissional; estudo de caso com o envolvido; grupos reflexivos terapêuticos para os agressores; escuta Psicoterapêutica; orientação Beneficiária e encaminhamentos para serviços na rede de atendimento do município e reuniões multidisciplinar interna para avaliação e monitoramento dos casos.

Gerusa explicou ainda como esse Núcleo pretende reeducar esses homens agressores. “Vamos analisar junto com a equipe a realidade psíquica afim de solucionar o conflito interno desse agressor, adotando reflexões na mudança de postura frente a atos violentos com terapias cognitivas comportamentais, terapias humanistas e atividades reflexivas”.

Para a monitorar essas expectativas de mudanças, diz ainda a secretária, serão usadas entrevistas estruturadas ou semiestruturadas, testes projetivos de personalidade, para que possamos balizar este processo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.