Domingo, 28 de Dezembro de 2025 10:02
75 98160-8722
Política Política

Jerônimo adia reunião do conselho e base aliada se movimenta de olho em 2024

Governador tem prometido convocar novamente os aliados para discutir o pleito do ano que vem.

05/08/2023 08h25
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Feijão Almeida / GOV BA
Foto: Feijão Almeida / GOV BA

Enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) adia a convocação do conselho político para tratar das definições das eleições de 2024, os partidos da base aliada estão em movimento buscando construir candidaturas tanto na capital quanto no interior do estado. Além do PT, siglas como PSD, PCdoB, MDB e PSB intensificaram suas articulações, principalmente nas maiores cidades. Até o momento, apenas uma reunião do conselho político aconteceu em 4 de maio, tratando principalmente dos projetos do governo e da distribuição de cargos no interior.   

Jerônimo Rodrigues tem prometido convocar novamente os aliados para discutir o pleito do ano que vem, mas a expectativa de uma reunião em julho não se concretizou. O PT se destaca com sua estrutura organizada, sendo um dos partidos mais avançados em articulação para as eleições.  

A legenda realizou diversos encontros territoriais e identificou 176 pré-candidaturas a prefeito, além de negociar a filiação de gestores com mandato. O objetivo é retomar o protagonismo nas prefeituras e vencer nas grandes cidades, o que beneficiaria Jerônimo e o presidente Lula nas eleições de 2026.  

Em Salvador, a Executiva do PT decidiu lançar candidatura própria, gerando críticas de aliados como MDB e PV, que a consideraram prematura. Já em Feira e Vitória da Conquista, o PT confirmou os pré-candidatos, deputado federal Zé Neto e deputado federal Waldenor Pereira, respectivamente.  

O MDB também apresentou nomes em diversas cidades, incluindo o vice-governador Geraldo Júnior na capital, a vereadora Lu de Ronny em Feira e a vereadora Lúcia Rocha em Conquista. Outros quadros emedebistas já foram apresentados em importantes municípios, como o ex-deputado federal Uldurico Júnior, presidente da Agersa, em Teixeira de Freitas, conforme já divulgado pela Tribuna.  

Além disso, têm ocorrido conversas entre potenciais candidatos e os partidos em vários municípios, buscando a troca mútua de apoios nas eleições. Por exemplo, o PV espera contar com o apoio do PT e do PCdoB em Candeias, e em troca abriria mão de lançar o deputado estadual Roberto Carlos em Juazeiro, que prefere concorrer a conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios.  

Em Juazeiro, o PCdoB espera o apoio do PT e demais siglas aliadas para a candidatura comunista do deputado estadual Zó, e os comunistas trabalham com a possibilidade de 54 pré-candidaturas a prefeito no estado, tendo Olívia Santana como nome em Salvador, sendo a deputada estadual mais bem votada na cidade em 2022.  

O PSD, partido que elegeu 107 prefeitos na Bahia em 2020 e é o que possui o maior número de gestores, planeja lançar mais de 200 candidatos, principalmente em municípios de pequeno e médio porte, apresentando o nome do deputado federal Antonio Brito em Salvador. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.