Domingo, 28 de Dezembro de 2025 10:05
75 98160-8722
Política PL

Deputado baiano apresenta projeto que exige teste de drogas para estudantes de universidades

Nas redes sociais, o parlamentar defende a proposta e diz que "universidade pública não é lugar apropriado para maconheiro".

26/07/2023 09h24
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Assessoria / Diego Castro
Foto: Assessoria / Diego Castro

O deputado estadual Diego Castro (PL) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que determina a exigência da entrega de exames toxicológicos a estudantes de universidades estaduais, como um dos pré-requisitos para matrícula e permanência na academia. De acordo com o documento que o site teve acesso, o objetivo dos testes é identificar drogas como maconha, cocaína e anfetaminas.

A proposta do parlamentar ainda estabelece um prazo máximo de 30 dias para apresentação do exame toxicológico antes da matrícula do estudante. Na avaliação de Diego, a aplicação desses testes, semelhantes ao anti-doping esportivo, é fundamental para coibir o uso e o tráfico de drogas dentro dos ambientes universitários do estado. A proposta foi apresenta na terça-feira (25).

Já para os alunos matriculados em instituições estaduais, o texto do projeto prevê a obrigatoriedade de apresentar um exame toxicológico negativo a cada semestre. Em caso de resultado positivo para substâncias proibidas, o PL estabelece que os estudantes devem ser desligados das unidades de ensino.

De acordo com o deputado bolsonarista, a intenção é “reprimir com firmeza os casos de estudantes envolvidos com drogas, incluindo aqueles que traficam dentro das instituições de ensino”. Para ele, a implementação dessas medidas garantirá um ambiente acadêmico mais seguro e saudável para todos os estudantes, promovendo a educação e coibindo práticas ilegais nas universidades.

Nas redes sociais, o parlamentar vai além e afirma que “universidade pública não é lugar apropriado para maconheiro”. Diego ainda acredita que sua proposta será aprovada no plenário da Casa, após o recesso parlamentar e “irá trabalhar pela aprovação da matéria”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.