Um pedido de impeachment ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi apresentado na Câmara dos Deputados, por 42 parlamentares federais. A manifestação alega que o mandatário do Brasil cometeu crimes de omissão e responsabilidade diante dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. Segundo os deputados, os órgãos internos do governo alertaram sobre o risco de invasão de prédios públicos, e não se mobilizaram perante ao sobreaviso.
“Mesmo ciente dos alertas da Abin [Agência Brasileira de Inteligência], não foi realizado qualquer reforço no esquema de segurança do Palácio do Planalto por parte do governo federal, deixando-o vulnerável à invasão. A falha na prevenção de tais atos, mesmo com antecedentes alertas, é inaceitável em um Estado de Direito e configura grave omissão do presidente da República em garantir a segurança e a ordem pública no país”, escreveram os deputados, no pedido de impeachment”, diz o pedido, protocolado na quarta-feira (3).
Para os parlamentares, o presidente violou a Lei nº 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade e do processo de julgamento para a perda do cargo. Um dos autores do pedido, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chegou a relembrar o caso do governador Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, que foi afastado por omissão, e disse que Lula e Dino, pelo mesmo critério, também deveriam ter sido afastados de seus cargos.
A maioria dos parlamentares que assinaram o requerimento compõe o Partido Liberal (PL), contudo, o documento também com a assinatura de representantes das seguintes legendas: PP, PSD, Republicanos Podemos e Patriota. O deputado baiano Capitão Alden (PL) está entre os assinantes.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



