O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Cappelli, oficializou nesta quarta-feira (26) a exoneração de três dos quatro secretários nacionais da pasta e mais 25 servidores. A esta lista soma-se o chefe-de-gabinete, Jorge Fontes, cuja saída foi revelada no começo do dia. As informações são do G1.
Em nota, o GSI reiterou que as trocas atendem a determinação do presidente da República, Luiz Inacio Lula da Silva. O próprio Cappelli informou, na segunda-feira (24), que 35% do quadro já havia sido renovado.
A mudança no órgão foi acelerada com a saída do antigo GSI, general Gonçalves Dias, presente em imagens divulgadas do Palácio do Planalto no dia e momento dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Entre os demitidos nesta quarta dois também estavam nestas filmagens e por isso, assim como Gonçalves Dias, prestaram esclarecimentos na Polícia Federal no inquérito que apura os responsáveis pela invasão e vandalização da sede do Executivo: o coordenador de Avaliação de Riscos, Alexandre Santos de Amorim, e o coordenador-geral de Segurança de Instalações, André Luiz Garcia Furtado.
Também deixaram o GSI os secretários de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, brigadeiro-do-ar Max Cintra Moreira; de Segurança e Coordenação Presidencial, general de brigada Marcius Cardoso Netto;de Coordenação de Sistemas, contra-Almirante Marcelo da Silva Gomes e o secretário-executivo adjunto, general de brigada, Marcelo Goñes Sabbá de Alencar.
Entre os servidores, a lista inclui ainda o assessor militar, capitão-de-mar-e-guerra Tácito Augusto da Gama Leite; os diretores do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, coronel Ivan Lucas Karpischin; e do Departamento de Gestão, coronel Gladstone Barreira Júnior; o assessor-chefe Militar, coronel Luís Antonio Correia Lima; o assessor militar, coronel Antônio Alexandre Rocha Pontes, o coordenador-geral de Capacitação, coronel R/1 Valdir Campêlo Júnior; o assessor técnico Militar, major Anísio Morais Pessoa Júnior; o chefe major Wagner Bruno Alves de Oliveira e o assessor técnico, capitão Jorge Allan dos Santos.
Também foi exonerado o capitão R/1 Nicomedes Cardoso Menezes Neto – sem função revelada, assim como três assistentes técnicos militares – os 1º tenente Jorge Luioz Leandro de Barcellos e Edi Carlos Bernadino e o 2º Tenente Felipe Bello Bastos -; cinco supervisores ( os subtenente Ivan Freire de Freitas e Alessandro Moreira Flores Nunes), os suboficial Washington Luiz Pugliese dos Santos e Rainieri Dias da Paixão Ribero e o 1º sargento Cristian Guerreiro da Cruz.
Outros três demitidos estavam cedidos pelo governo do Distrito Federal, o bombeiro e 1º sargento Wendell Teofilo da Silva Soares (do Corpo de Bombeiros), e o policial militar e 1º sargento Emivaldo José da Silva – ambos atuavam como assistentes – e o especialista João Luiz Sapucaia Vinhas, que é 3º sargento da Polícia Militar. Também saiu do GSI a assessora técnica do gabinete, Nair Henrique de Oliveira.Fonte: G1
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



