Os ônibus da empresa Rosa voltaram a circular no final da tarde desta quarta-feira (26). A decisão ocorre após o SINTRAFS (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos de Feira de Santana) suspender a paralisação ilegal, iniciada nas primeiras horas da manhã na garagem da concessionária.
Gradativamente, as linhas operadas pela Rosa estão sendo normalizadas e o atendimento restabelecido aos usuários que dependem do transporte público, principalmente no horário de pico das 17h às 19h. Ao todo, 155 veículos da frota das duas concessionárias [Rosa e São João] passam a operar integralmente.
Vans do STPAC (Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar) assumiram, emergencialmente, a operação na região Norte em corredores atendidos pela Rosa. A determinação foi dada pela Prefeitura de Feira, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), visando garantir a mobilidade urbana da população.
Saulo Figueiredo, secretário da pasta, ressaltou que o Governo Municipal não foi comunicado oficialmente pelo SINTRAFS conforme previsto em lei. “A paralisação foi totalmente ilegal, injusta e ilegítima”, afirmou.
REDUÇÃO DO ICMS
Vale lembrar que, desde 2021, o prefeito Colbert Filho reivindica ao Governo do Estado a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no diesel para empresas de ônibus urbanos que enfrentam grave crise do setor de transporte, agravada na pandemia da Covid-19, em 2020.
“Protocolamos oficialmente na Governadoria, mas nenhuma resposta foi dada. O poder público precisa proporcionar alternativas que evitem impactos ainda maior na economia, sacrificando a população", pontua o gestor municipal.
Entretanto, o governador da Bahia elevou, em março deste ano, o valor da alíquota do ICMS de 18% para 19%, pesando no bolso do consumidor, além dos aumentos no preço do combustível.
GRATUIDADES A IDOSOS
Em outubro de 2022, o munícipio de Feira de Santana foi contemplado com cerca de R$ 8 milhões pelo Governo Federal com a abertura de crédito extraordinário (R$ 2,5 bilhões) para custear a gratuidade a maiores de 65 anos no transporte público em todo o País.
Com este recurso, a Prefeitura de Feira suplementou o orçamento municipal (Decreto Municipal nº 12.746 - 28/10/2022) e garantiu a modicidade tarifária, reequilibrando a diferença entre receitas e despesas da operação do sistema integrado de transporte público coletivo do Município.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



