Terça, 02 de Dezembro de 2025 10:39
75 98160-8722
Feira de Santana Micareta 2023

Número de ocorrências por furtos de celulares teve redução de 17% no terceiro dia da Micareta de Feira

93 ocorrências a menos que o primeiro dia de festa

23/04/2023 15h53 Atualizada há 3 anos
Por: Engledy Silva Fonte: Boca de Forno News

Mais uma reunião integrada para balanço da Micareta de Feira, aconteceu na manhã deste domingo (23) no Centro de Cultura Amélio Amorim entre entre os órgãos envolvidos. Os dados são positivos e a tranquilidade impera com redução no número de furtos.   

 

Foto: Boca de Forno News

“A atuação dos órgão da Segurança Pública tem sido bem efetiva . Não tivemos apreensão de arma de fogo no circuito, não tivemos homicídio, latrocínio e nenhum crime que resultasse em morte e nem tentativa de homicídio. A nossa preocupação maior foi com a questão dos furtos de celulares, tivemos 112 registros na quinta -feira, 106 na sexta-feira e ontem caiu para 19. A integração das forças tem gerado esses bons resultados”, afirmou Nelson Gaspar, chefe de gabinete da SSP.

 

Nelson Gaspar, destacou as ações de prevenção contra o crime de violência à mulher durante a festa. “Nós tivemos algumas cenas chocantes de agressão à mulher, isso é uma preocupação, porém antes de começar a Micareta já estávamos prestando esse apoio às mulheres e grupos vulneráveis. Colocamos, no circuito da festa, de forma inédita, um Posto Integrado de Prevenção à Violência com ações de prevenção  e de orientação. Em conjunto, temos no circuito, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e a Ronda Maria da Penha”, destacou. 

 

O promotor de Justiça Audo Rodrigues, coordenador do plantão Integrado do Ministério Público (MP),ressaltou o positivo trabalho das equipes e que os pontos de melhorias estão sendo anotados. O trabalho está dando certo, tivemos poucos incidentes que precisaram da intervenção do Ministério Público. Aconteceu, apenas ontem, a modificação de um camarote, acionamos o Corpo de Bombeiros e o problema foi soluçando imediatamente. Cada festa é um aprendizado. Agora mesmo o DETRAN procurou o Ministério Público para que sejam tomadas algumas providências em relação aos trios elétricos, exigir que os condutores tomem cursos específicos para condução de um veículo de grande porte como esse”, disse. 

Foto: Boca de Forno News

 

A Coelba registrou  9 ocorrências ao longo do circuito devido ao aumento das cargas de energia. “Já fizemos as correções e normatizou o funcionamento. Nosso trabalho começou 90 dias antes da festa, no qual fizemos o mapeamento de toda a rede de energia para avaliar as condições e garantir o correto funcionamento durante a Micareta. Sobre a queixa que a iluminação no entorno do circuito está muito fraca, é uma questão de iluminação pública que fica a cargo da prefeitura resolver”, justificou o gerente de operações da Neoenergia Coelba, Valdemir Araújo.

Foto: Boca de Forno News

 

Para cada dia da festa foi designado um coronel para comandar as operações. Neste domingo (23), último dia oficial da Micareta, as operações estarão sob o comando do coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, comandante do Comando Regional Central de Salvador. 

Foto: Boca de Forno News

 

“Eu estou preparado, estamos colaborando com o coronel Piton no comando da Micareta, trazemos uma experiência  de vários Carnavais de Salvador , e vamos manter o número baixo de ocorrências. Estamos aqui para proporcionar segurança a todos os foliões”, afirmou o  coronel Antônio Carlos. 

Umas das estratégias, para redução no número da criminalidade dentro do circuito, é a não uniformização dos policiais trabalhando durante a festa. “Está sendo essencial pois eles conseguem detectar o problema antecipadamente e dão apoio ao pessoal uniformizado.   Quando os foliões chegam ao circuito eles passam pela zona de controle de acesso, no qual controlamos todas as pessoas que adentram ao circuito. Temos profissionais lá fazendo abordagem com detector de metal, com câmera de reconhecimento facial, a partir das 08h da manhã. Além disso, fazemos as revistas operantes, ou seja, se passarmos em um determinado local e notarmos algo suspeito, fazemos a revista e uma verificação do local. Temos também os cães farejadores para detectar não só drogas mas também armas”, concluiu o comandante. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.