Domingo, 28 de Dezembro de 2025 14:42
75 98160-8722
Política Artigo

A violência nas escolas

Artigo por Alberto Peixoto

21/04/2023 12h56
Por: Boca de Forno
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Conforme relata a coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, “a violência nas escolas reproduz a violência na sociedade, não é um fenômeno intramuros isolados”.

No Brasil a violência passou a fazer parte do dia a dia das escolas públicas e particulares. Passou a fazer parte de uma vez por todas do currículo escolar dos alunos brasileiros. O que deveria ser um embate tranquilo e saudável no campo das ideias, entre mestres e aprendizes, passou cada vez mais para os que frequentam as escolas um terrível risco de vida.

As escolas atualmente se transformaram em verdadeiros campos de guerra onde se praticam todo tipo debullying, de “quebra pau”, de mutilações e até de assassinatos no interior das escolas, como ocorreu em São Paulo, Blumenau, Santa Catarina e, infelizmente, está se alastrando por todo o País.

Parafraseando a educadora Marlova Noleto, os ambientes escolares deixaram de ser lugares protegidos e muitos pais perderam a tranquilidade ao levar os filhos à escola”. Segundo a mestra a ausência de normas claras e melhor cordialidade entre alunos e professores colaboram com o aumento da violência escolar.

Durante a campanha para as eleições ao cargo de presidente da República, o pré-candidato Jair Bolsonaro gerou uma grande polêmica ao aparecer nos telejornais ensinando uma criança a fazer o gesto de arminha com a mão. “Vamos fortalecer a nossa liberdade, vamos conseguir porte de arma de fogo para vocês”, assegurou o candidato defendendo o armamento da população.

Com certeza absoluta a violência das crianças nas escolas é consequência, principalmente, da negligência de um governo que resolveu armar a população e influenciar as crianças de forma irresponsável, estimulando-as a fazer arminha, além da negligência dos pais ou responsáveis que, na grande maioria das vezes, são seguidores deste político de qualidade ínfima.

A família é ou deveria ser a base da educação e a escola uma continuidade da família, ajudando na educação e, acima de tudo, intelectualizar seus alunos.

Alberto Peixoto

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
José Raimundo Vaz Santos Há 3 anos Amargosa/BAOs problemas sociais não podem ser esquecidos. A falta de políticas de educação também. Tudo contribui para o estado de desmando que se instalou no país, de norte a sul de leste a oeste.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.