Domingo, 28 de Dezembro de 2025 16:42
75 98160-8722
Política Artigo

As joias para a princesa Michelle

Artigo por Alberto Peixoto

10/03/2023 12h00
Por: Boca de Forno
Foto: Estadão/Wilton Junior/Estadão
Foto: Estadão/Wilton Junior/Estadão

 

Está marcado para este mês de março a grande estreia da ex primeira dama Michelle Bolsonaro, no contexto político brasileiro projetado por Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, a partir da liberação do fundo partidário retido pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE – quando o partido pediu anulação de parte dos votos do segundo turno do pleito presidencial.

O plano de Valdemar é colocar a mulher do expresidente Bolsonaro na vitrine da política nacional, já a nomeando presidente do PL Mulher, com data marcada para o dia do seu aniversário quando completará 41 anos, 22 de março, dando início a uma grande “turnê” pelas principais capitais e, principalmente no “triângulo do voto” – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

ex primeira dama debaterá sobre pautas femininas, como o combate ao assédio sexual, mesmo Bolsonaro tendo dito que não estuprava uma colega deputada por ser feia, além da inclusão de pessoas com deficiências.

Segundo Valdemar Costa Neto, a grande vantagem para uma possível candidatura de Michelle à presidência da República no futuro – caso Jair Bolsonaro fique inelegível pelo TSE - é que “ela traz o eleitorado conservador sem trazer rejeição causada pela má gestão do ex presidente. ”

Seguramente toda esta estratégia está fadada à derrocada causada pelo episódio das “joias para Michelle”, uma suposta propina de R$ 16,5 milhões travestida de presente oferecido pelo príncipe Mohammad bin Salman da Arábia Saudita, em troca da compra, a preço de banana, da RLAM – Refinaria Landulpho Alves Mataripe, localizada no distrito de Mataripe/BA.

Fazia parte deste pacote de joias colar, anel, relógio e um par de brincos, avaliados em 3 milhões de Euros. Há desta forma, indícios de além de propina e corrupção, crime de contrabando e sonegação.

O casal acusado destes crimes não tem nenhuma explicação crível para esclarecer o escândalo das propinas em forma de joias. Por outro lado, o bloco moderado do PL exige que seu presidente abandone a causa de Michelle e as joias.

Segundo algumas pessoas, qualquer indivíduo, até mesmo os menos capacitados, sabem que não se presenteia mulheres casadas com joias caras. O príncipe, neste caso, teria ignorado todos os atributos de respeito, distinção e cavalheirismo. Por este e outros motivos fica cada vez mais caracterizado que realmente foi propina.

Provavelmente vivendo em um mundo paralelo, os bolsonaristas raiz não veem a propina e continuam achando todos os trambiques do casal como coisas normais.

Alberto Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.