Terça, 02 de Dezembro de 2025 11:19
75 98160-8722
Feira de Santana Saúde

Rio Jacuípe passará por análise para identificar se há vibrião de cólera

Análise deve ser feita após o carnaval

17/02/2023 16h18 Atualizada há 3 anos
Por: Boca de Forno
Foto: ACM
Foto: ACM
 
 
O diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana. João Dias, concedeu entrevista ao Boca de Forno News para falar sobre o fechamento do Parque Erivaldo Cerqueira, nesta sexta-feira (17). O motivo do fechamento foi a descoberta da bactéria vibrião de cólera na lagoa. A bactéria é a causadora da cólera, que pode levar à morte de seres humanos que contraiam a doença.
 
Segundo João Dias, a preocupação começou após a morte de alguns peixes da lagoa, inclusive espécies nativas, inquérito chamou a atenção da secretaria.
 
“É normal que alguns peixes morram porque retiram oxigênio da água, é normal a tilápia morrer, só que morreu o Acari, que é um peixe brasileiro, adaptado ao nosso clima e que não morre fácil, porque é nativo”, ressaltou ele.
 
Tanto o peixe quanto a água foram coletados e enviados para análise no Lacen, que identificou a bactéria, que através da toxina transmite a doença. João explicou ainda quais serão as próximas etapas após a descoberta.
 
“A próxima etapa é investigar como a bactéria chegou até a lagoa. Temos suspeita, mas no momento é só uma suspeita. Vamos agora partir para coletas diferentes, porque entra água das nascentes na lagoa e sai, indo direto para o rio Jacuípe, sem tratamento”, disse João.
 
Após o carnaval, será feita uma análise do riacho Cipriano Barbosa, no bairro Rua Nova e no rio Jacuípe, para verificar se há bactéria da cólera.
 
“Estamos lidando com cautela e entrando em contato com especialistas, para serem tomadas decisões acertadas”, pontuou.
 
Ele afirmou ainda que não há previsão de reabertura do parque.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.