O texto responsabiliza a gestão de Bolsonaro por facilitar e encorajar o garimpo ilegal em terras indígenas. A publicação destaca ainda o episódio, ocorrido em 2021, em que o político chegou a visitar uma região de garimpo ilegal no estado de Roraima.
“O ex-presidente Bolsonaro deve saber algo sobre isso: como seu pai, ele próprio foi garimpeiro durante a juventude na famosa mina a céu aberto de Serra Pelada. Tendo se tornado chefe de estado, ele voltou a um local de extração – um gesto que os garimpeiros interpretaram como um sinal verde”, ressaltou a revista
Questões ambientais durante o governo Bolsonaro sempre foram rodeadas de polêmicas. Em 2020, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tentou afrouxar leis de preservação ambiental para facilitar, por exemplo, o desmatamento e a ocupação em áreas de manguezais e dunas.
“Passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”, declarou Salles na época.
A situação dos Yanomami repercutiu no mundo após a divulgação de fotos de crianças em estado de extrema desnutrição. Afetada pelo garimpo ilegal, é estimado que mais de 20 mil garimpeiros ocupem a área indígena.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



