Cerca de 600 professores de todo o Brasil estarão reunidos a partir da próxima segunda-feira (6), na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. O objetivo é definir posicionamentos políticos e estratégicos da categoria, além de definir o plano de lutas para 2023. O encontro, que segue até o dia 10 deste mês, integra o 41o Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), instância máxima de deliberação desses trabalhadores. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs-Ba) participará das discussões.
Estarão no 41o Congresso do ANDES-SN docentes de universidades federais e estaduais, institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de todo o Brasil. Durante o encontro, os participantes se organizarão através de plenárias e grupos de trabalho, a fim de tratar sobre assuntos como carreira, financiamento das instituições públicas de ensino, política ambiental e urbana, ciência, tecnologia, seguridade social, adoecimento docente e reajuste salarial. As conjunturas nacional e internacional e seus impactos na luta da classe trabalhadora também fazem parte das discussões. Os temas são definidos pela categoria, a partir das discussões e decisões das assembleias gerais, frente aos temas que estão relacionados diretamente ao trabalho docente e suas reivindicações.
O tema central do 41o Congresso do ANDES-SN é: Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora. Neste encontro ainda serão apresentadas e inscritas as chapas que disputarão o processo eleitoral para a escolha da diretoria que ficará à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2023/2025. A votação ocorrerá nos dias 10 e 11 maio, em todo o país.
Os delegados e suplentes da Adufs que participarão do Congresso se reuniram na última terça- feira (31), na sede da Associação, para amadurecer os assuntos a serem tratados na Ufac. Os representantes dos professores da Uefs foram eleitos pelos docentes democraticamente, em assembleia realizada no dia 10 de novembro do ano passado.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas



