Sábado, 19 de Abril de 2025 11:11
75 9 9702 9169
Educação Educação

Professores das universidades públicas, institutos e centros federais do país discutirão o plano de lutas para 2023

Eles estarão reunidos a partir da próxima segunda-feira (6), na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco

04/02/2023 20h48
Por: Boca de Forno
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Cerca de 600 professores de todo o Brasil estarão reunidos a partir da próxima segunda-feira (6), na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. O objetivo é definir posicionamentos políticos e estratégicos da categoria, além de definir o plano de lutas para 2023. O encontro, que segue até o dia 10 deste mês, integra o 41o Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), instância máxima de deliberação desses trabalhadores. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs-Ba) participará das discussões.

Estarão no 41o Congresso do ANDES-SN docentes de universidades federais e estaduais, institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de todo o Brasil. Durante o encontro, os participantes se organizarão através de plenárias e grupos de trabalho, a fim de tratar sobre assuntos como carreira, financiamento das instituições públicas de ensino, política ambiental e urbana, ciência, tecnologia, seguridade social, adoecimento docente e reajuste salarial. As conjunturas nacional e internacional e seus impactos na luta da classe trabalhadora também fazem parte das discussões. Os temas são definidos pela categoria, a partir das discussões e decisões das assembleias gerais, frente aos temas que estão relacionados diretamente ao trabalho docente e suas reivindicações.

O tema central do 41o Congresso do ANDES-SN é: Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora. Neste encontro ainda serão apresentadas e inscritas as chapas que disputarão o processo eleitoral para a escolha da diretoria que ficará à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2023/2025. A votação ocorrerá nos dias 10 e 11 maio, em todo o país.

Os delegados e suplentes da Adufs que participarão do Congresso se reuniram na última terça- feira (31), na sede da Associação, para amadurecer os assuntos a serem tratados na Ufac. Os representantes dos professores da Uefs foram eleitos pelos docentes democraticamente, em assembleia realizada no dia 10 de novembro do ano passado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.