Domingo, 28 de Dezembro de 2025 20:33
75 98160-8722
Política Artigo

A democracia brasileira contra o terrorismo dos Bolsonaros

Artigo por Alberto Peixoto

14/01/2023 11h19
Por: Boca de Forno
Foto: Isac Nóbrega/PR
Foto: Isac Nóbrega/PR

 

 

Democracia é o regime político no qual a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado, para organizar a sociedade – Igor Alves, licenciado em Letras pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

 

Infelizmente as pessoas mal intencionadas, confundem democracia com anarquia e agem como vândalos, terroristas e golpistas espalhando o pavor pelo país.

 

Bolsonaro, mesmo nos EUA, segundo alguns veículos de comunicação incitou e comandou seus apoiadores a praticarem atos terroristas, depredando prédios públicos, quebrando todas as vidraças do STF, Congresso e Palácio do Planalto, defecando nas salas e esfaqueando obras de arte como quadros de Portinari e de Di Cavalcante, destruindo um relógio que foi presenteado à D. João VI em 1808 e quebrando objetos de porcelanas chinesas de oito dinastias, entre outros bens.

 

Este comportamento não é de patriotas. O discurso de “Deus, pátria e família” caiu em derrocada. Depois de toda a ação extremista e terrorista praticadas por estes que se autodenominam de “patriotas”, ele perdeu o sentido.

 

A democracia brasileira nunca será abalada se destruindo vidraças e saqueando obras de artes. Isto não é patriotismo. Isto é Terrorismo e que não deve se deixar passar em brancas nuvens. Todos os envolvidos devem ser punidos, inclusive os patrocinadores e articuladores desta tentativa de golpe.

 

Mesmo contra a vontade destes fanáticos que insistem em tentar desestabilizar o novo governo empossado no dia 1º de janeiro, os legítimos donos do comando do Brasil, o povo brasileiro, veem o País retornar ao seu merecido lugar na história da democracia brasileira. Não se sentirão mais ameaçados no que é mais caro para os habitantes de uma sociedade constituída: a liberdade!

 

Sempre foi comum marginais, mafiosos forasteiros, fugirem para se refugiarem no Brasil, mas o que vemos atualmente é o contrário. Bolsonaro, sem foro privilegiado, fugiu para o EUA a fim de evitar uma possível prisão. Mesmo assim, pode ser processado e extraditado para pagar pelos diversos crimes praticado durante sua gestão como Presidente da República e agora como articulador dos lamentáveis atos de terrorismo do dia 8 de janeiro.

 

Pela terceira vez ocupando a cadeira da Presidência da República Brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva tem a difícil tarefa de não só reverter uma grande crise social, como a reconstrução da economia, entre diversos outros setores que foram totalmente desmantelados, sucateados, como a educação, cultura e arte, saúde, segurança desemprego e, principalmente o retorno da democracia.

 

Uma das principais missões do Presidente Lula (PT) é atender ao compromisso de uma democracia mais forte como base fundamental do seu governo. Uma democracia de verdade, que respeita a constituição de 1988.

 

Alberto Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.