Atualmente as mulheres estão ganhando espaço nos diversos segmentos da sociedade. Abandonaram o tanque e a cozinha – serviços domésticos – e enveredaram pelos diversos caminhos que antes eram permitidos só aos homens, principalmente na política e em cargos de gerência nas grandes instituições públicas ou privadas.
Mesmo assim, ao longo de nossa história, nos principais movimentos de contendas e mobilizações, a mulher sempre teve presença marcante e decisiva, principalmente em épocas de conflitos políticos, como por exemplo os diversos golpes de estado, ditaduras e em diversas reivindicações públicas, estudantis, sindicais, entre outros movimentos de protestos democráticos.
Geralmente em números inferiores, pegaram em armas nas diversas lutas a fim de derrubarem regimes ditatoriais. Sempre severamente reprimidas, foram elas que iniciaram o movimento pela anistia em 1978, pedindo um indulto amplo, geral e irrestrito.
Conforme já foi amplamente anunciado, a partir de 1º de janeiro de 2023 deveremos ter cinco mulheres ocupando cargos de Ministro de Estado no governo Lula. Há grandes possibilidades de que devam ser Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, que juntas somam R$ 509 bilhões para 2023. Falta ainda definir mais uma pasta que deve ser Povos Originários.
Margaretth Menezes aceitou o convite para assumir o Ministério da cultura e declarou: “Recebo isso como uma missão. Agora é juntar todo mundo, ouvir, levantar o Ministério e trazer a Cultura para o lugar que ela merece”.
Há também grandes possibilidades de Tereza Campello integrar a equipe que será responsável pela gestão do banco de fomento – BNDES. Para o Itamaray foi anunciada para secretária-geral, o cargo mais importante depois do ministro da pasta, Maria Maura Rocha.
Os possíveis nomes devem ser: Nísia Trindade na Saúde, Simone Tebet (MDB) para Desenvolvimento Social, Izolda Cela para Educação e Sônia Guajajara (Psol) para o Ministério dos Povos Originários.
Com certeza absoluta, todas estas grandes mulheres darão conta do recado. São todas Mulheres Competentes.
Alberto Peixoto
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Tempo nublado



