A cantora Margareth Menezes informou nesta terça-feira (13) que aceitou o convite do presidente eleito, Lula (PT), para assumir o Ministério da Cultura a partir de 2023.
Mais cedo, nesta terça, a cantora se encontrou com Lula no hotel onde o presidente eleito está hospedado, na capital federal.
"Foi uma conversa [com Lula] muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos, e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão mesmo. Foi uma surpresa para mim também", declarou a artista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/N/k/el5UeORDGqSvQO1BxRYQ/whatsapp-image-2022-12-13-at-12.53.02.jpeg)
Lula beija testa de Margareth Menezes, futura ministra da Cultura, durante encontro em Brasília — Foto: Ricardo Stuckert
Em seguida, ela acrescentou que existe a "necessidade de a gente fazer uma força-tarefa para a gente levantar o Ministério da Cultura".
"Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o ministério e fazer a cultura do Brasil no lugar que ela sempre merece de reconhecimento, que sempre foi reconhecida no mundo inteiro todas as áreas da cultura. As culturas populares, a gente reascender o caminho que foi criado."
Na semana passada, Lula anunciou cinco ministros do futuro governo:
A expectativa é que Lula anuncie mais ministros nesta semana.
A informação de que Margareth Menezes estava cotada para assumir o ministério foi publicada pela colunista do g1 Andréia Sadi na semana passada.
Ao chegar ao hotel de Lula nesta terça, ela foi questionada se já havia recebido o convite do presidente eleito para assumir a pasta.
A cantora, então, respondeu que conversaria com o presidente eleito. Indagada, em seguida, sobre o tema da reunião, informou que o encontro seria "sobre o ministério".
O Ministério da Cultura foi extinto pelo governo Jair Bolsonaro e transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo. Durante a campanha, Lula disse que, se eleito, iria recriar o Ministério da Cultura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/s/F/UGkAknQ46Aa8MVNHkGug/whatsapp-image-2022-12-13-at-11.44.53.jpeg)
Margareth Menezes concede entrevista coletiva no CCBB, em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1
Margareth Menezes tem mais de 10 álbuns lançados, várias indicações ao Grammy e fez mais de 20 turnês internacionais.
A cantora também fundou a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos.
A cantora deve participar do show da posse de Lula, ao lado de outros artistas, como Paulinho da Viola, pastor Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.
A opção por um artista para comandar a Cultura se assemelha à fórmula usada por Lula no primeiro mandato, quando o presidente optou por Gilberto Gil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/X/o/nCDwIYQGCwcThEWkAJDg/margareth-menezes-lula-sem-data.png)
Margareth Menezes e Lula, em foto sem data postada no Instagram da cantora. — Foto: Reprodução/Instagram
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



