Como transformar textos de romances em um roteiro de cinema ou adaptação para televisão é o tema da Oficina de adaptação literária para teledramaturgia que acontece no dia 3, primeiro dia da programação do espaço Geração Flica. Destinado a fomentação de novos leitores, o local faz parte da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 3 a 6 de novembro.
Mestre e Doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo – USP, Mauro Alencar é autor A Hollywood Brasileira - Panorama da Telenovela no Brasil (laureado na Feira de Frankfurt) e da coleção Grandes Novelas, membro da Academia Internacional de Artes y Ciências da Televisão de Nova York (EMMY) e consultor Internacional de Telenovela e Séries de Ficção.
Alencar também é responsável pelas adaptações de Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo para a coleção Grandes Novelas. Seu mais recente lançamento foi o livro Um Século de Paulo Gracindo, o eterno Bem-Amado, escrito em parceria com Gracindo Junior. Escreveu também, com Eliana Pace, a biografia da atriz Nívea Maria para a coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Nívea Maria – Uma Atriz Real.
Colaborou em livros que abordam o universo da telenovela, como o pioneiro Memória da Telenovela Brasileira, de Ismael Fernandes; Roteiro de Leitura: A Escrava Isaura, de Carlos Emílio Faraco, e o Dicionário da TV Globo.
É considerado por jornais, rádios e revistas como um dos maiores especialistas sobre telenovelas no mundo. Por sua qualificação foi convidado a conhecer emissoras como a Televisa e TV Azteca (México), Telemundo (Miami), Telefe (Argentina), RCN e RTI (Colômbia), ICRT (Cuba), MBC, KBS e SBS (Coreia do Sul), NHK, Fuji TV (Japão), CCTV (China) e TVN Média (Panamá); além de ter prestado assessoria para as maiores emissoras de TV do Chile – TVN (Televisión Nacional de Chile) e Universidad Católica (Canal 13).
Suas atividades na televisão incluem consultoria, pesquisa e redação para a Rede Globo, desde 1992, e aulas de Teledramaturgia em Oficinas promovidas pela emissora onde permaneceu por quase trinta anos. É membro da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; da ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación; da LASA – Latin American Studies Association, além de integrar a International Academy of Television Arts & Sciences (Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas), em Nova York, com participação de voto no Emmy (categoria Telenovela/ Série/ Ator e Atriz).
Geração Flica
Criado para fomentar a leitura entre os jovens, é um ambiente de muita potência crítica e criativa, com o objetivo de ressoar a voz da juventude e fazê-los conversar com a literatura.
A primeira mesa da Geração Flica foi batizada de `E fora do stories, você está bem?. Mediada por Victória Alves, contará com Claudio Thebas e Alexandre Coimbra. Jhordan Matheus e Matheus Buente estão na Quando Fazer Rir Também É Um Grito De Protesto.
No dia 4, Kátia Maria e Adriel Bispo participam do bate papo Cabelo Ruim? Que Mal Ele Te Fez? Com mediação de Wynne Carvalho. Na sequência, Ludmila Singa, Jessika de Oliveira e Suellen Massena falam na mesa Estrofes, versos, poesias e outras produções literárias, com mediação de Val Benvindo.
Victor Fernandes e Matheus Peleteiro abrem o dia 5 com a mesa Livros, filtros e outras formas de escrever nas redes e a mediação de Enderson Araújo. O dia segue com a mesa Poesia Que Conecta com Lukete e Juzé e mediação de Roger Ferreira. Ryane Leão e Esteban Rodriguez estão na `Vivências: Versos de Coragem´ com *medição de Mariana Madelin*.
Sobre a Flica
Com primeira edição em 2011, há 10 anos a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) se estabelece como um dos principais encontros literários do Brasil, tornando-se um local de reunião de multidões criativas de todas as origens. A festa nasceu e se afirmou no Recôncavo da Bahia, no município de Cachoeira, região estratégica para o entendimento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil e pano de fundo para escritores como Gregório de Matos, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado. O evento é uma realização da Fundação Hansen Bahia em parceria com a CALI - Cachoeira Literária, conta com o patrocínio da Bahiagás e do Estado da Bahia e tem a LDM como livraria oficial, com apoio da Prefeitura de Cachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB e Instituto Ibirapitanga.
Agenda
10ª edição Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA
Quando: 03 a 06 de novembro (quinta-feira á domingo)
Aberto ao Público
Rede social
Site Oficial: https://flica.com.br/
Instagram: https://instagram.com/flicaoficial?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Facebook: https://web.facebook.com/FlicaOficial/?_rdc=1&_rdr
Youtube: https://youtube.com/c/FlicaOficial
Filme Distrito da Matinha vira cenário de novo longa baiano que destaca resistência quilombola
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



