Sem uma declaração pública ou nas redes sociais e também sem falar com auxiliares e aliados, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) reconheceu a derrota no segundo turno em conversa com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes. O relato foi feito pelo magistrado na coletiva em que fez o balanço da votação no domingo (30), considerada por ele como pacífica e com menor abstenção do que no primeiro turno.
Alexandre de Moraes telefonou para os dois candidatos a presidente antes de proclamar o resultado, com vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumprimentando a ambos “por terem participado do mais importante momento da democracia, que é o momento das eleições”.
Sobre a ligação para Bolsonaro, com quem teve atritos durante o processo eleitoral, Moraes relatou que o presidente o atendeu “com extrema educação, agradeceu a ligação e não foi mais nada do que isso”. “Da mesma forma que o presidente, agora eleito, Luiz Inácio Lula da Silva”. Até o momento, Jair Bolsonaro não cumprimentou o presidente eleito pelo resultado.
O presidente do TSE reafirmou não haver qualquer risco de contestação dos números que saíram das urnas e já marcou até a diplomação de Lula e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) para 19 de dezembro. Com 100% dos votos apurados, Lula teve 50,9% dos votos válidos (60.345.999), contra 49,1% do atual presidente (58.206.354).
Com informações do G1 e do Metrópoles
Banco Master Eleições: Vorcaro e Zettel dizem ter “bala de prata” para definir disputa presidencial
Política PoderData/AYA: Lula e Flávio Bolsonaro empatam em última pesquisa para presidente no primeiro turno da eleição de 2026
Eleições 2026 AtlasIntel/A TARDE: Wagner e Rui mantêm liderança na corrida pelo Senado
Pesquisa AtlasIntel/A TARDE crava vitória de Jerônimo Rodrigues no 1º turno
Debate na Globo Comentarista da Globo diz que Flávio Bolsonaro fugiu de debate após exigir que Renan Santos não participasse
Eleições 2026 Professora Dayane Pimentel amplia presença na campanha ao lado da chapa de ACM Neto 
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas


