Dois homens invadiram a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) após a fixação de uma faixa com os dizeres Fora Bolsonaro. O ocorrido an segunda-feira (17), o ato foi revelado por um vídeo que circula nas redes sociais (confira abaixo). Nota da associação dos docentes da instituição (Adufs) – responsável pela peça de protesto – e carta aberta do reitor Evandro do Nascimento confirmam a ocorrência.
“Já realizaram duas tentativas de destruição da faixa, inclusive, na noite de ontem (17), quando dois homens adentraram a secretaria do Gabinete da Reitoria constrangendo servidores com gravação de imagem em celular”, afirmou o reitor, no documento. Segundo Nascimento, “nos últimos dias pessoas e grupos que se identificam com ideias de ultra-direita têm agido de forma agressiva na tentativa de atacar a liberdade de expressão que historicamente emana do ambiente autônomo e crítico da universidade.”
De acordo com a Adufs, as pessoas que invadiram a reitoria alegaram que a faixa seria um “incentivo à formação de estudantes de esquerda, o que de forma objetiva foi rechaçado pelo reitor”. Em seguida, os invasores questionaram um servidor da Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra).
“Não retrocederemos. Diante de mais uma violência ao direito de livre expressão do pensamento sofrida pela Adufs, o assessor jurídico do sindicato, Danilo Souza Ribeiro, acionará os órgãos competentes para adoção das medidas adequadas para identificação e responsabilização dos agressores”, afirmou o sindicato de professores.
Sobre o argumento contra a faixa, o reitor enfatizou na carta aberta que “a Uefs está seguindo as orientações cabíveis para a obediência à lei eleitoral e que vê a exibição da faixa como exercício do direito à livre manifestação sindical e de liberdade expressão”. De acordo com ele, “é crucial dizer para a sociedade que estamos diante de algo mais sério do que uma singela implicância com uma faixa. É preciso denunciar que estamos diante de um caso que nos serve de alerta para a existência em nossa sociedade de grupos de extrema-direita que atuam politicamente com ódio aos que pensam diferente, se tornaram sectários quanto a suas ideias, a ponto de não admitir manifestações de opinião que os desagrade”.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas