Dois homens invadiram a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) após a fixação de uma faixa com os dizeres Fora Bolsonaro. O ocorrido an segunda-feira (17), o ato foi revelado por um vídeo que circula nas redes sociais (confira abaixo). Nota da associação dos docentes da instituição (Adufs) – responsável pela peça de protesto – e carta aberta do reitor Evandro do Nascimento confirmam a ocorrência.
“Já realizaram duas tentativas de destruição da faixa, inclusive, na noite de ontem (17), quando dois homens adentraram a secretaria do Gabinete da Reitoria constrangendo servidores com gravação de imagem em celular”, afirmou o reitor, no documento. Segundo Nascimento, “nos últimos dias pessoas e grupos que se identificam com ideias de ultra-direita têm agido de forma agressiva na tentativa de atacar a liberdade de expressão que historicamente emana do ambiente autônomo e crítico da universidade.”
De acordo com a Adufs, as pessoas que invadiram a reitoria alegaram que a faixa seria um “incentivo à formação de estudantes de esquerda, o que de forma objetiva foi rechaçado pelo reitor”. Em seguida, os invasores questionaram um servidor da Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra).
“Não retrocederemos. Diante de mais uma violência ao direito de livre expressão do pensamento sofrida pela Adufs, o assessor jurídico do sindicato, Danilo Souza Ribeiro, acionará os órgãos competentes para adoção das medidas adequadas para identificação e responsabilização dos agressores”, afirmou o sindicato de professores.
Sobre o argumento contra a faixa, o reitor enfatizou na carta aberta que “a Uefs está seguindo as orientações cabíveis para a obediência à lei eleitoral e que vê a exibição da faixa como exercício do direito à livre manifestação sindical e de liberdade expressão”. De acordo com ele, “é crucial dizer para a sociedade que estamos diante de algo mais sério do que uma singela implicância com uma faixa. É preciso denunciar que estamos diante de um caso que nos serve de alerta para a existência em nossa sociedade de grupos de extrema-direita que atuam politicamente com ódio aos que pensam diferente, se tornaram sectários quanto a suas ideias, a ponto de não admitir manifestações de opinião que os desagrade”.
Educação Cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas do Enem 2025
Antecipação Estado antecipa pagamento do 13º e da folha de novembro para servidores da Educação
Educação Estudantes da Rede Municipal são premiados pelo projeto MPT na Escola 2025
Decisão STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores
Enem 2025 Gabarito oficial do 1º domingo de Enem será divulgado nesta quinta
Educação Enem 2025: primeiro dia de prova tem abstenção de 27% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsas



