Investigação da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta indícios de fraude em licitações da Codevasf entre 2019 e 2021, durante a gestão do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). A informação é do UOL.
Segundo este veículo, as irregularidades envolvem um cartel de empresas no setor de pavimentação e somam R$ 1 bilhão, em contratos celebrados tanto pela sede como nas superintendências regionais da Codevasf. Os técnicos do TCU identificaram nas apurações indícios de proposta de fachada e rodízio combinado entre as empresas.
O maior volume de recursos foi direcionado à construtora Engefort (R$ 892,9 milhões), que venceu 50 licitações em 2021 oferecendo 1% de desconto, em média. Entre 2019 e 2021, o desconto médio nas licitações da Codevasf caiu de 24,5% para 5,2%.
O caso está sendo relatado pelo ministro Jorge Oliveira, indicado para o TCU por Bolsonaro. O ministro-relator não autorizou a suspensão das obras. Na investigação, a área técnica usou um guia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão responsável por assegurar a livre concorrência nos setores produtivos.
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



