Segunda, 29 de Dezembro de 2025 12:01
75 98160-8722
Política Eleições 2022

Colbert Martins fala sobre o resultado das eleições no dia 2 de outubro

Prefeito falou sobre a derrota de ACM Neto no primeiro turno e sobre os trabalhos para o segundo turno que já foram iniciados.

05/10/2022 17h09
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins falou sobre o resultado das eleições de 2 de outubro que aconteceram na Bahia. Discordando de quase todas as pesquisas que foram divulgadas, o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues ficou à frente de ACM Neto. Jerônimo teve 3.974.015 de votos enquanto ACM Neto 3.294.467 votos.

Colbert disse é que as urnas que falam e não as pesquisas. “A maioria das urnas desmentiram totalmente certas pesquisas. O que vale é o voto. O que devemos agora é identificar onde acertamos e onde erramos e partir para o segundo turno. Da mesma maneira como aconteceu comigo há dois anos atrás. Quem sai na frente nem sempre ganha, aqui em Feira foi assim. Na Bahia acredito que acontecerá da mesma forma. Saímos atrás e vamos ganhar”, disse.

O movimento do grupo que está à frente do Governo do Estado tem sido maior, com a adesão, inclusive, de prefeitos que no primeiro turno haviam apoiado ACM Neto. Para Colbert, da mesma forma que aconteceram mudanças no primeiro turno, “quando o vento estava no sentido contrário” e as pessoas mudaram, agora muda tudo de novo. “O importante agora é aguardar porque segundo turno é uma nova eleição. Não se repete a eleição anterior. Veja Feira de Santana, nós mostramos isso dois anos atras”.

Em Feira de Santana, houve praticamente um empate técnico, mesmo com o ex-prefeito José Ronaldo (UB) na coordenação da campanha de ACM Neto e ele mesmo, Colbert Martins, estando do mesmo lado. Colbert afirmou que acredita que eles ganharam a eleição, mesmo com uma vitória apertada. “Ganhamos a eleição no primeiro turno e temos que ampliar essa vitória. Fica a lição de que precisamos trabalhar ainda muito mais. O que vemos nesse momento é que é uma eleição que não é apenas municipal. Aconteceram muitas interferências de vários níveis, principalmente nos últimos dias. Vamos trabalhar mais para poder ampliar as nossas vitórias e ampliar as nossas bases”.

Único deputado federal

A cidade elegeu apenas um deputado federal, Zé Neto. Pouca representatividade para a cidade que é a segunda maior do estado. O prefeito acredita que também se sente responsável por isso por usar uma política equivocada de abrir a cidade para qualquer um que por aqui passe. “Fui deputado federal com mais cinco deputados federais em Brasília. Fui deputado estadual com outros mais quatro. O que ocorre agora é que todo mundo que passa por aqui leva um pedaço da cidade. São 424 mil eleitores no segundo colégio eleitoral da Bahia e não temos representatividade. Elegemos pessoas de todos os lugares e, na hora que precisamos, temos que estar com o pires na mão para Feira ser reconhecida”.

Ele acredita que tivemos uma eleição desproporcional para o tamanho do eleitorado do município. “Significa que somos uma cidade com baixa representatividade e isso é responsabilidade nossa. E falo nossa não só como político, mas também de todos que na hora do seu voto tem o dever, como eu tenho, de escolher quem é de Feira. Eu votei em candidatos de Feira de Santana”. 

Coordenação de campanha de ACM Neto

O coordenador da campanha de ACM Neto em Salvador será agora Léo Prates (PDT), eleito deputado federal. Haverá essa mudança para o segundo turno. Questionado sobre essa mudança passará pela coordenação geral, que tem a frente o ex-prefeito José Ronaldo, Colbert disse que não. “José Ronaldo será mantido e nós queremos que ele se mantenha. Houve mudanças em Salvador porque lá há interesses específicos e o deputado federal eleito Léo Prates já fez isso antes e tem capacidade de fazer. Aqui em Feira e região, Zé Ronaldo e eu estaremos juntos também”.

Eleição presidencial

No primeiro turno o MDB teve Simone Tebet como candidata à presidência. Tebet acenou apoio a Lula, o que se confirmará nas próximas horas. Perguntado sobre com quem ficaria no segundo turno, se Lula ou Bolsonaro, Colbert afirmou que a legenda, nesse momento, vai liberar todos os seus filiados, como fez no primeiro turno das eleições. “Vou analisar muito claramente as nossas condições locais aqui em Feira de Santana e vamos tomar uma medida com todo nosso grupo. Não vou tomar posições isoladas”.

Colbert lembra que quando a Simone Tebet era candidata, boa parte do partido estava apoiando outro candidato. Para ele, isso não é uma questão de partido porque nesse aspecto o MDB pouco influenciou nas decisões dos seus filiados. “Mas em breve tomaremos uma decisão única e mais forte”. 

Administração municipal

O prefeito diz que está mantendo todos os pagamentos em dia, fazendo os serviços e manutenção na cidade e as escolas continuam em atividade. “Nós vamos manter as nossas atividades ao tempo em que esperamos que no dia 30 se encerre essa nova etapa da Bahia e do Brasil. Quando termina a batalha administrativa, começa a batalha eleitoral”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.