A Prefeitura de Cachoeira, por meio da Secretaria de Educação, lançou o Plano Municipal de Educação Antirracista, nesta sexta-feira, 30, durante um evento no Espaço da Estação Ferroviária. Ele será aplicado de forma transversal no currículo da Rede Municipal de Ensino.
O Plano Municipal de Educação Antirracista foi inspirado na Lei nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana".
Segundo o secretário de Educação, Roberto Franco, Cachoeira é o primeiro município do Brasil a lançar o Plano Municipal de Educação Antirracista.
"Não cabe mais dúvida que a prioridade desta gestão é a educação. Estamos lutando, superando os obstáculos e caminhando para o desejo da prefeita Eliana Gonzaga de fazer uma educação de excelência. De valorização profissional e de discutir temas complexos como é a questão racista", afirmou.
“A educação é um direito prioritário de todos, assegurado pela Constituição Nacional, independente de raça, orientação sexual, religião ou qualquer outra diferença. Por isto, este Plano Municipal de Educação Antirracista, que estamos construindo coletivamente hoje, é fundamental para Cachoeira, uma cidade majoritariamente negra e de cultura afrodescendente potente. Com este plano, vamos devolver o sorriso de nossas crianças negras; com este plano, vamos elevar a autoestima de nossos adolescentes; com este plano vamos protagonizar os jovens e adultos da rede Municipal”, acrescentou a prefeita Eliana Gonzaga.
Estiveram presentes no lançamento no ato a prefeita Eliana Gonzaga, a vice-prefeita Ana Cristina Soares; o secretário de Educação, Roberto Franco; secretário de Agricultura e Pesca, Crispim Gomes; secretário de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo Morais e o vice-diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, Sérgio Guerra.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas



