No final de 2020, uma funcionária graduada da Caixa Econômica Federal pediu uma conversa particular com um dos vice-líderes do governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Queria falar pessoalmente sobre um assunto sensível relacionado ao banco.
O encontro foi marcado em um café na Asa Sul de Brasília. Lá, o deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Ubiratan Sanderson (PL) ouviu a funcionária dizer que fora assediada sexualmente pelo então presidente da Caixa, Pedro Guimarães. O caso foi revelado pelo site Metrópoles na manhã desta segunda-feira (26).
A funcionária revelou que o então presidente tinha se aproximado dela com toques durante uma viagem a trabalho no estado do Amapá e ainda teria enviado mensagens com teor sexual em outra viagem laboral que fizeram à Paraíba.
A funcionária ainda relatou que rejeitou as tentativas e passou a ser perseguida dentro do banco mesmo tendo ficha funcional com elogios e bons indicadores de desempenho satisfatório.
Em uma conversa recente, a funcionária da Caixa afirmou que o deputado se mostrou sensibilizado com o relato feito por ela e prometeu levar o assunto ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno Ribeiro, responsável pela área de inteligência do governo.
“Ele me disse que falaria com o presidente Bolsonaro e com o general Heleno”, afirmou a funcionária, que teve a identidade preservada por questões de segurança.
Procurado pela coluna, o vice-líder do governo confirmou ter conversado com a empregada da Caixa e ouvido o relato de assédio. Ele negou, porém, que tenha levado as informações ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Augusto Heleno.
O deputado gaúcho sustenta que ficou esperando a funcionária retornar com provas, o que, segundo ele, não aconteceu – o parlamentar desconsidera o fato, relevante para o caso, de que ela própria dizia ter sido vítima de assédio.
“Ela falou comigo porque sou um deputado da base, sou vice-líder do governo… Eu disse: pois é, você tem algum caso concreto? Tu traz que eu levo adiante. Ela disse que iria procurar e trazer, mas nunca mais me procurou”, disse o deputado ao Metrópoles.
As investigações sobre o assédio na Caixa estão em estágio adiantado no Ministério Público Federal e no Ministério Público do Trabalho. As apurações internas realizadas pelo banco também estão perto de serem concluídas.
Feira de Santana Jerônimo defende escuta popular no PGP, critica oposição e reforça vínculos com Feira de Santana
Alfinetou Bruno Monteiro rebate Bruno Reis e diz que prefeito virou “comentarista” do governo
CPI do Master Flávio Bolsonaro ignora Ciro Nogueira ao pedir CPI para investigar Banco Master
Política Neto mira Jerônimo após Bahia superar guerra em mortes
Cadastro eleitoral TRE-BA realiza mais de 34 mil atendimentos no último dia do cadastro eleitoral
Política Jaques Wagner diz que grupo ainda discute suplências ao Senado e defende nome com “cabeça alinhada” 
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas


