Ministros do Supremo Tribunal Federal planejam acabar em definitivo com o orçamento secreto depois das eleições. Segundo apurou o site UOL, a ideia é julgar até o fim do ano, em plenário, processo sobre a legalidade das emendas de relator, cuja relatoria é da ministra Rosa Weber, que assumiu a presidência da Corte este mês.
Rosa não abdicou do processo porque pode continuar com a relatoria de causas prontas para julgamento. Agora, a ministra decide quando levar a questão ao plenário.
De acordo com a reportagem, durante a cerimônia de posse da posse de Rosa, um dos ministros da Corte disse ao presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), em tom de descontração, que o tribunal estava pronto para derrubar o orçamento secreto depois das eleições. Lira não gostou da novidade, mas entendeu o recado.
Um ministro ouvido em caráter reservado acredita que o fim do orçamento secreto beneficiaria um eventual governo Lula, porque já daria início ao mandato com um orçamento transparente.
A reportagem aponta que ministros acreditam que o sistema adotado pelo Congresso não foi eficaz para tornar públicas as emendas de relator. Assim, a tendência é proibir a prática em definitivo.
Orçamento secreto é como ficaram conhecidas as emendas de relator, que não identificam o destino dos recursos e têm servido como moeda de troca política na aprovação de projetos de interesse do governo federal.
Estudo da Câmara, revela que o orçamento secreto quadruplicou na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Banco Master Eleições: Vorcaro e Zettel dizem ter “bala de prata” para definir disputa presidencial
Política PoderData/AYA: Lula e Flávio Bolsonaro empatam em última pesquisa para presidente no primeiro turno da eleição de 2026
Eleições 2026 AtlasIntel/A TARDE: Wagner e Rui mantêm liderança na corrida pelo Senado
Pesquisa AtlasIntel/A TARDE crava vitória de Jerônimo Rodrigues no 1º turno
Debate na Globo Comentarista da Globo diz que Flávio Bolsonaro fugiu de debate após exigir que Renan Santos não participasse
Eleições 2026 Professora Dayane Pimentel amplia presença na campanha ao lado da chapa de ACM Neto 
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas


