Quarta, 05 de Novembro de 2025 12:18
75 98160-8722
Brasil 7 de Setembro

Lu Cachoeira convida a todos para a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil na Santa Casa

A Santa Casa foi do fato revolucionário da luta pela independência do Brasil. Foi lá que aconteceu a Conselho Interino de Governo da Província da Bahia.

06/09/2022 09h42
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Lu Cachoeira e David Rodrigues - Foto: Reprodução / Facebook
Lu Cachoeira e David Rodrigues - Foto: Reprodução / Facebook

O provedor da Santa Casa de Cachoeira, Luís Antônio Costa Araújo, mais conhecido como Lu Cachoeira, lembrou que em 06 de setembro de 1822 o Hospital São João de Deus da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira foi palco do fato revolucionário da luta pela independência do Brasil. “Nesse Hospital Filantrópico de 293 anos de existência, foi instalado o Conselho Interino de Governo da Província da Bahia, composto de deputados das principais vilas então existentes, cuja liderança foi determinante na guerra vitoriosa que consolidou a Independência do Brasil”, recordou.

Segundo Lu Cachoeira, independência e democracia também são a luta da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira. Ele convidou a todo para assistir no 7 de setembro, na rede social Instagram da Santa Casa e todos que quiserem se fazer presente, ao que ele chamou de uma comemoração histórica do bicentenário da Independência do Brasil. “Os membros que foram eleitos aqui aprovaram o primeiro plano de governo da Província da Bahia independente do reinado português e conduziu todo o processo de luta que levou a vitória de Pirajá”, explica.

O evento acontece neste 7 de setembro, a partir das 10h. “Estaremos rememorando esse ato de grande importância no Brasil. Vamos fazer uma reprodução da leitura da ata, vamos contar o jornalista Jorge Ramos, o historiados Manuel Passos e uma agenda cultural com o artista David Rodrigues onde será lançado o seu livro, junto com a poetisa e médica Iza Lobo, ‘Pandemia, arte e poesia’”, disse.

Ele ressaltou que há 200 anos o Hospital foi palco de uma luta vitoriosa que levou a Independência do Brasil. “O médico João Batista trouxe essas informações na sua tese de doutorado que virou o livro ‘Caridade, Política e Saúde’. E a nossa Santa Casa foi a primeira fundada no regime do Brasil independente de Portugal e com a autorização de Dom Pedro I, que agradeceu aqui este grande feito”, finalizou. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.