Segunda, 29 de Dezembro de 2025 18:07
75 98160-8722
Política Emenda parlamentar

Arthur Lira usa verba pública para financiar obra em benefício próprio

Recursos de emenda de relator bancaram pavimentação de pista que leva a fazendas do presidente da Câmara

31/08/2022 08h47
Por: Karoliny Dias Fonte: A Tarde
Presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira é proprietário de terras no interior de Alagoas - Foto: Marina Ramos | Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira é proprietário de terras no interior de Alagoas - Foto: Marina Ramos | Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), usou recursos de emenda do relator para realizar obras de infraestrutura em área próxima às fazendas de sua propriedade, no interior de Alagoas. É o que aponta reportagem publicada pela Folha, nesta quarta-feira, 31.

A pavimentação de uma via em São Sebastião, a cerca de 120 km de Maceió, foi custeada pela estatal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). Lira participou da cerimônia de inauguração. 

O trecho reformado é de 1,8 km e é a principal porta de entrada da BR-101 ao povoado Terra Nova. Também garante acesso a outras propriedades do parlamentar, utilizadas na criação de gado. 

Duas delas são as fazendas Tapera e Paudarqueiro, que, segundo a Folha, não foram declaradas à Justiça Eleitoral em 2018, apesar de Lira ter assinado documento de compra.

Um dos caminhos para ter acesso às terras do deputado é pela avenida recém-inaugurada. 

As duas propriedades somam 110 hectares (o equivalente a 153 campos de futebol). Mas não é só. Outras áreas vizinhas também pertencem ao parlamentar.  

O contrato da Codevasf foi assinado em 2020, quando Lira ainda não era presidente da Câmara e prevê obras de pavimentação para outras 27 cidades daquele estado, num total de R$ 17,75 milhões. São Sebastião, de 34 mil habitantes, foi a mais contemplada nessa leva, com R$ 1,85 milhão. 

Confrontado com a situação, o parlamentar disse que relacionar a obra federal com suas propriedades é uma "inverdade". Já a Codevasf afirmou que segue o princípio da impessoalidade "em todas as suas ações".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.