Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião com autoridades do Governo Municipal, inclusive o prefeito Colbert Martins, e ainda representantes de empresas privadas, que discutiu tratando sobre o lixo da cidade. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento.
Segundo o prefeito, consultores internacionais participaram da reunião com propostas de que propuseram situações de limpeza urbana e de eficiência de energia, que ele disse ser um grande salto que a cidade precisa dar também. “Seria uma forma de você recolher o lixo, separá-lo e utilizar o que for necessário para caldeiras que já existem aqui nas nossas indústrias como também de produção de energia. É algo muito grande, muito complexo”.
Um dos consultores trabalha na Alemanha e a intenção do prefeito é propor uma PPP, Parceria Público-Privada, para que alguém venha deste país, mostrar o que que é possível fazer e como é que se faz. “Tem que ser algo adequado. Ele nos mostrou alguns exemplos que existem em São Paulo, mas é importante que possamos estar preparados do ponto de vista ambiental para recolher o lixo, tratá-lo, utilizar da melhor forma, mas também produzir energia”, explica.
O aterro sanitário do município de Feira de Santana hoje opera como um aterro particular de uma empresa. “A discussão é que não está mais na hora de enterrar o lixo, mas de utiliza-lo. Esse é o grande foco. Hoje para você conseguir uma nova licença de um de um aterro não se consegue. Ambientalmente é muito difícil. E a preocupação ambiental é do resíduo do lixo que vai ter que ser feito ali. Portanto, nesse momento nós temos que entender que é necessário evoluir e conhecer situações como essa que vimos hoje”.
Como tem custos importantes, a Prefeitura está pretendendo receber uma proposta para que se possa fazer uma avaliação com os dados que o órgão tem. “O que eles viram é que onde tem caldeira, você pode ter do resíduo do lixo mais de 30% para utilização nessas caldeiras. A reciclagem fica em torno de 20%. Os outros 50% tem outros tratamentos, inclusive a eficiência energética”.
Investimentos
Nos últimos dias, a Prefeitura anunciou novos investimentos na cidade. “Estamos ampliando cada dia a oferta de atendimento no Hospital da Mulher. Isso tem que ser contínuo. Estou conversando com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, para que se possamos colocar no bairro Baraúnas em funcionamento uma área de imagens que já está praticamente pronta”.
O atraso se deve por causa da colocação de um elevador no local. “O pedido que nós fizemos talvez demore mais cinco ou seis meses para poder se fazer um elevador específico para aquele local naquela dimensão. São dois andares, vamos abrir o primeiro andar logo que tem condição de fazer vários exames, enquanto instalamos o elevador para ter um segundo andar funcionando daqui a seis, sete meses. Estamos avançando, investindo cada vez mais em todas as áreas, na área de saúde especialmente”.
Piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem
A partir de primeiro de janeiro é a determinação legal para pagamento do piso de enfermagem, dos técnicos de enfermagem, de assistente social, farmacêutico. “Temos vários pisos a serem cumpridos. O que nós já estamos pagando é o dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde porque tem recurso federal. Foi aprovada uma PEC de nº 122, que vai ser sancionada e que determina que, onde haja aumenta o feito pelo poder público federal, e esse essa repercussão aconteça nos estados e municípios, o Governo Federal vai ter que dizer de onde o dinheiro sai. “Essa PEC está aprovada, vai ser promulgada e o que nós queremos é que quem aprove lá em Brasília diga de onde vai ser de onde vai sair o dinheiro”.
Projeto Novo Centro
No projeto Novo Centro, o prefeito disse que já está acabando a primeira etapa, que já está para ser concluída só faltando alguns pagamentos. Está faltando a área da Rua Marechal Deodoro, mas começa a segunda etapa das praças. Todas também precisam ser feitas e completadas e tem recursos para isso que foi recurso tomado na Caixa Econômica Federal”.
Na Marechal Deodoro, Colbert disse que está negociando as questões para que a rua volte a ser como conhecia-se antes. “Estamos fazendo isso com tranquilidade”, disse. Sobre os carros que estacionam em locais inadequados, o prefeito disse que a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) está multando e acompanhando o tempo inteiro com a fiscalização. “O que estamos fazendo agora é buscar uma forma de dar para aquelas pessoas que estão lá dignidade de continuar o seu trabalho e a rua ter a expansão e a extensão, até porque nós, por decreto, já determinados que os fios nos postes sejam colocados subterrâneos”.
Aterro sanitário
Com relação ao aterro sanitário, Colbert voltou a lembrar que para abrir um novo aterro é uma dificuldade. “Nós não conseguimos hoje e nem o Ministério Público autoriza. Portanto, a tendência, e isso não é a curto prazo, é utilizarmos cada vez mais os resíduos dos lixos. Com isso, nós vamos ter uma condição de, quem sabe em um bom tempo, reduzir os aterros existentes e transformar o lixo em algo que possa, no entendimento de todos aqui, que possa gerar empregos, redundar em tecnologia e mais ainda em energia”.
Shopping Popular
Existem as informações de que em frente ao Shopping Popular será um grande supermercado de uma rede da cidade, o Corujão. Ele ficará em frente ao Terminal Central. Colbert disse que não sabia dessa informação, disse que aquela área é uma PPP. “Nós não fomos informados a respeito desse assunto e quaisquer decisões desse tipo serão tomadas dentro de uma participação pública e privada. Porque nós temos de compromisso 1100, se eu não me engano, que são de origem aquelas pessoas que foram cadastradas, que o SEBRAE esteve com cada um, fotografou a todos, identificou através de impressões digitais, que são um compromisso que nós temos para formação ali da do Shopping Popular. Esses nós temos conheciment”.
Daí por diante, destaca Colbert, haverão também várias outras pessoas que vão participar. “Mas é preciso que tenhamos esse conhecimento. Não tenho e espero poder ter essa informação porque na realidade é um equipamento público e em uma PPP a gente decide o que é que acontece”.
Liberação do cruzamento da Rua Concórdia com a Av. João Durval
Sobre esse assunto, Colbert disse que o trabalho feito no local é de drenagem e de saneamento que engloba toda aquela região da Rocinha, toda aquela área. “Nós estamos prontos, junto com a Lagoa Grande. Aliás, a Lagoa Grande já fazem umas quatro eleições que nunca termina todo aquele sistema de saneamento”.
Na Concórdia, Colbert disse que o governo está pronto para transformá-la no que ela sempre foi. “Queremos que ela seja reativada da forma mais aberta possível para que ela possa funcionar como ela sempre funcionou”.
Concurso público
O prefeito disse que será feito um concurso público para agentes comunitários de saúde. “Fizemos uma seleção pública e nós conseguimos poucas pessoas porque para concorrer, além de ter que nível e fundamental completo, tem que morar na comunidade há mais de cinco anos. Nós vamos abrir concurso público mesmo, não é seleção pública, tanto para agentes comunitários de saúde como para agentes de endemias”. Para agente de endemia, destaca o prefeito, não precisa ter uma localização específica, mas agente comunitário sim.
Expofeira
Para novembro, Colbert disse que está discutindo com o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, o vereador licenciado Pedro Américo (União Brasil), para realizar em novembro a Expofeira. “Se não for a Expofeira, vai ser uma exposição de animais. Talvez uma exposição de raças, principalmente cavalos. Estamos analisando isso para fazer da melhor forma possível”, finalizou.
Com informações do repórter Edvaldo Peixoto
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



