Segunda, 29 de Dezembro de 2025 19:42
75 98160-8722
Política Machismo

Eremita Mota chama de machismo o fato de subestimarem a liderança de uma mulher como vice de ACM Neto

Vereadora critica atitudes de quem não aceitou a escolha de Ana Coelho para ser vice de ACM Neto.

08/08/2022 12h03
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: ASCOM / Câmara Municipal
Foto: ASCOM / Câmara Municipal

A vereadora e presidente eleita da Câmara Municipal de Feira de Santana para o biênio 2023/2024, Eremita Mora (PSDB), falou sobre a não escolha do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, para ser o vice na chapa do candidato ao Governo do Estado, ACM Neto. Segundo a vereadora, ela não opinaria sobre o assunto porque tem uma posição diferente. “Não vou entrar nessa celeuma”.

A única coisa que queria dizer é que José Ronaldo criou uma expectativa sem nenhuma promessa que ele seria o indicado. E que ele estaria tendo uma atitude machista em não aceitar uma mulher como vice. “Ele não reconhece a presença feminina. É machismo subestimar a liderança de uma mulher. E machismo não vem só a violência. Subestimar, achar que uma mulher não tem liderança para tal cargo, também é machismo. Porque uma chapa não deve ter a liderança de uma mulher?”, questionou.

Para Eremita, existem vários exemplos de mulheres que estão na área política e que são verdadeiras líderes. “Não entendo essa dificuldade de entender a importância da liderança de uma mulher na chapa de ACM Neto ao Governo da Bahia. Achei um bom senso dele em não ficar preso a essas atitudes machistas”.

Como mulher, Eremita disse que se sente muito bem representada por Ana Coelho. “Ela é esposa de um deputado estadual, pelo que conheci é uma mulher preparada para estar nessa chapa fazendo parte desse comendo e representando todas nós mulheres. Nós merecemos. Assim como serei a primeira presidente mulher na Câmara, ela será a primeira vice-governadora da Bahia”.

A vereadora acredita que a mentalidade dos eleitores mudará ao pouco e espera que na Bahia, onde o eleitorado é de 55% de mulheres, que as pessoas respeitem quando uma mulher chegue a uma posição alta. “Quando as mulheres veem exemplos como o de Ana, elas também se encorajam a mudar esse cenário e votar mais na mulher”.

O que Eremita tem a dizer nesse momento a José Ronaldo é que ele aceite a decisão da chapa. “Para ele, ter uma mulher como vice deveria ser motivo de muita alegria. Agindo dessa forma, desrespeita a todas as mulheres da Bahia e expõe um atraso para a cidade. A política deve se modernizar, deve sair da estagnação e não deve ficar presa passo. Ela deve avançar com os que pensam que a mulher tem uma importância grande na sociedade, principalmente na política”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.