Terça, 30 de Dezembro de 2025 01:24
75 98160-8722
Política Visita

Governador Rui Costa vai a Anguera anunciar obras na educação, abastecimento de água e infraestrutura

Rui falou ainda sobre relação de ACM Neto com Bolsonaro, campanha de Jerônimo Rodrigues, Hospital de Itaberaba e segurança pública.

12/07/2022 16h54 Atualizada há 3 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Fotos: Boca de Forno News
Fotos: Boca de Forno News

Nesta terça-feira (12), o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova unidade escolar no município de Anguera. Essa unidade será a sede do Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira e contará com 12 salas, auditório, refeitório, laboratórios, biblioteca, campo de futebol society, pista de atletismo, vestiário e quadra poliesportiva coberta. A escola funcionará em tempo integral, terá ensino profissional e o aluno poderá praticar, além da educação convencional, esporte, arte e cultura. O investimento é de R$ 21 milhões.

Na oportunidade, o governador anunciou ainda obras de abastecimento de água, infraestrutura na zona urbana e zona rural. “Isso para melhorar as condições de vida de quem vive na lama e na poeira, a economia dando trafegabilidade na zona rural. Cuidando das pessoas em ações que são diretas do Estado e outras em parceria com os prefeitos”.

Pesquisas

Em uma pesquisa, a aprovação do governador foi de 50%. Questionado como faria para transferir os votos para o seu candidato, Jerônimo Rodrigues, Rui disse que não se pauta e não define suas decisões com base nas pesquisas. “Se eu acreditasse em pesquisas não seria hoje governador da Bahia porque nunca estive a frente nas pesquisas quando fui candidato e sempre ganhei a eleição no primeiro turno. Pesquisa só dá lucro para quem faz e ser ferramenta de intimidar e provocar medo no adversário. Mas eu não tenho medo. Vou trabalhar e vou continuar trabalhando indo para a rua pedir votos”.

Estrada de Jaguara

Rui falou ainda sobre a estrada que dá acesso do distrito de Jaguara. Ele disse que todas ações que anunciou serão realizadas, inclusive essa estrada que depende dele. “O meu maior objetivo é ouvir das pessoas que eu sou conhecido por minha seriedade. Minha mãe dizia que o que nós temos é a palavra e vergonha na cara. Se você perder as duas não tem mais nada. O que eu não consegui fazer serão coisas que não dependerão apenas de mim”.

Prefeitos que estariam insatisfeitos

Sobre informações que dão conta de que existem prefeitos que estão insatisfeitos com convênios que não foram concretizados, Rui disse que essa informação é falsa. “Observe como a oposição é contraditória: de um lado disse que já ganhou e do outro fica espalhando fake news querendo a força prefeito apoiando. Se já ganharam, porque essa preocupação em ter apoio de prefeitos? Eles estão tentando enrolar alguém”, disse.

Rui disse ainda que está se reunindo com prefeitos e esclarecendo todas as dúvidas. Sobre as obras, ele disse que estão sendo executadas normalmente.

Campanha de Jerônimo

Rui lembra que só começou a alavancar em sua campanha quando foi candidato em 2014 quando apareceu na televisão. Isso porque nenhum candidato que não é largamente conhecido cresce sem televisão. É impossível isso no estado com 15 milhões de pessoas”. Ele acredita que Jerônimo será conhecido dessa forma, com a televisão e rádio porque essas ferramentas farão dele conhecido. “Enquanto não tiver isso, as pesquisas servem só estratégias políticas da oposição. Quem tem cabeça, confiança no seu trabalho e sangue frio, trabalha. Não tenho agonia”.

ACM Neto e Bolsonaro

Rui disse que existe um pré-candidato ao Governo do Estado que trata o presidente Jair Bolsonaro como se fosse amante, ou seja, tenta esconder o apoio. Questionado sobre quem seria, Rui disse que existem dois candidatos de oposição: um tem coragem de dizer que apoia o presidente. “Eu até reconheço essa sua virtude de apoiar um candidato que tem uma rejeição de quase 80% na Bahia. Ter coragem de defender esse candidato merece o nosso reconhecimento pela coragem e por manter a coerência”.

O outro, diz Rui sem citar nomes, mas deixando óbvio que é ACM Neto, tem cargos de Bolsonaro na Bahia, usa o dinheiro do orçamento secreto do centrão, do Governo Federal para fazer força política e esconde, não diz para ninguém. “Na inauguração do Aeroporto de Conquista, quem estava pendurado no pescoço de Bolsonaro?”, questionou.

Como Bolsonaro tem rejeição, esse candidato se esconde, “mas não larga o osso”, diz Rui. “O partido dele ocupa todos os cargos, os deputados deles estão todos lá e ele usando a estrutura do Governo Federal. Quem é assim é quem tem amante que quer se encontrar com ela e não quer que ninguém veja. Ele é a mesma coisa. Tem a relação conjugal, mas não quer que ninguém saiba”.

Hospital Regional de Itaberaba

O governador disse que a área física da unidade pertence a União. O prédio antigo foi construído pela Santa Casa. Em 2019, o município pediu uma cessão de uso do terreno a União que acatou. Nesse momento, o governador disse que o prefeito Ricardo Mascarenhas lhe apresentou as ruinas do local e pediu para transformá-lo num hospital.

“Colocamos ali mais de R$ 30 milhões do Governo do Estado em equipamentos e obras e hoje é um hospital com UTI. Está pronto há quatro meses para inaugurar e até agora não funciona. Já ofereci para assumir, com os custos do Governo do Estado, para assumir a gestão do hospital. Inicialmente o prefeito concordo e depois concordou. O que sei é que o hospital até hoje não abriu”.

O governador disse que viu no final de semana passado pessoas fazendo politicagem com a saúde do povo de Itaberaba. O governador disse que fizeram um encontro com candidatos a governador e senador para fazer discurso demagógico sobre o assunto, dizendo que ano que vem coloca a unidade para funcionar.  

“Isso é uma vergonha. Eu seria incapaz de fazer o que eles fizeram porque é desrespeitoso com o povo da cidade. Gente que não consegue fazer exame preventivo em Salvador porque a Prefeitura de Salvador não oferece o básico para a população. Quando faço esse tipo de exame na capital, junta dez mil mulheres. É falta de respeito deixar um hospital como aquele fechado, com tudo pronto, para fazer politicagem em campanha eleitoral”.

Por esse motivo, Rui disse que assinou um documento solicitando a cessão do hospital para o Governo do Estado para colocar imediatamente a unidade em funcionamento. “Pretendo inclusive, se necessário for, entrar com uma ação judicial para obter uma decisão judicial que permita o hospital abrir imediatamente. Não é possível manter um hospital fechado para fazer uso político-partidário-eleitoral em época de eleição enquanto o povo precisa do local”.

Micareta de Feira

Rui garantiu que se o município pedir ajuda para a realização da festa, será ajudado. “Ajudei agora o São João e o São Pedro com municípios que são de oposição e participou do edital. Fazemos política de estado. Tendo condições, nós ajudamos”.

Ele disse que não fará intervenção em nenhuma festa no estado e que o apelo é para que as pessoas se vacinem. “Fui muito criticado pelas medidas restritivas que tomei, mas salvamos vidas. Naquele momento não tínhamos nenhuma ferramenta para salvá-las a não ser o isolamento. Hoje temos essa ferramenta que é a vacina”.

O número de internados no estado cresceu, mas está longe da quantidade que tinha no passado. Não há, portanto, porque adotar medidas restritivas nesse momento.

ICMS

O ICMS já foi reduzido no estado da Bahia. Rui disse que agora espera ver a redução dos valores dos combustíveis na bomba. “Ainda não vi essa redução”. Rui disse que sempre é questionado em relação a essa redução que ainda não foi vista. “As pessoas não perceberam porque alguém ficou com o dinheiro que era das escolas e dos hospitais. Não sei quem, mas ficaram”.

 Ele não acredita que o Governo Federal ajudará com a reposição das perdas dos valores do imposto. “Eles não reporão nada. A perda ficará com os Municípios e com o Estado”.

Segurança pública

Rui disse que hoje tem mais policiais do que nos governos anteriores aos petistas. “Temos hoje de policiais militares, três mil a mais do que tinha no governo do Paulo Souto. Somando PMs e policiais civis, são quatro mil a mais do que em 2006”.

Para os candidatos, para não falar “besteira e bobagem por não conheceram a Bahia”, Rui pede que eles liguem para ele ou mandem mensagem que ele explica e o ajuda. “Fica feito. Você sendo candidato e sem conhecer a Bahia”, afirmou, sem citar nomes.

O estado tem ainda o maior volume de aposentadorias na PM e na PC em governos petistas. Só em seu governo, Rui disse que foram dez mil aposentadorias da PM. “Imaginem o esforço para termos essa quantidade de aposentadorias e quatro mil policiais a mais do que tinha em 2006. Na época da malvadeza, não aposentavam ninguém”.

Visitas a municípios baianos

O governador disse que falta pouco mais de 20 municípios para completar visitas aos 417 municípios baianos. Sem contar as visitas políticas e em campanha. “Já era para ter completado, mas com dois anos de pandemia não conseguimos. Diminuímos o ritmo de visitas por causa da contaminação, mas em mais 60 dias eu faço, em atos oficiais para inaugurar e inaugurar obras, concluir”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.