O secretário de Relações Institucionais do estado, Luiz Caetano (PT), deve deixar o comando da pasta durante esta semana, para assumir a coordenação da campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia.
De acordo com fontes ligadas ao governo do estado, Caetano foi convidado pelo próprio Jerônimo para assumir a posição. A movimentação tenta resolver a condução da pré-campanha, que não tem sido avaliada de forma positiva internamente.
Procurado pelo Bahia Notícias, Caetano afirmou que ainda não está decidida a saída dele da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) para a coordenação da campanha, mas admitiu que há conversas nesse sentido.
“Isso ainda está sendo conversado. Não tem nada certo. Estamos avaliando qual é o melhor caminho a ser tomado”, disse o secretário, em entrevista ao Bahia Notícias na noite desta segunda-feira (11).
No fim da tarde desta segunda, Caetano participou de uma reunião com o governador Rui Costa (PT), mas negou que uma possível saída dele da Serin para coordenar a campanha petista ao governo do estado tenha sido tratada na conversa.
“Na verdade, nós estávamos recebendo prefeitos do interior, de toda a Bahia. Já recebemos mais de 100 prefeitos aqui. Estamos conversando sobre essa mudança [para a campanha], mas isso não foi tratado nessa reunião”, garantiu Caetano.
Apesar da não confirmação por parte do secretário, dentro da Serin, a saída de Caetano para a coordenação de campanha de Jerônimo já é dada como certa. O anúncio é previsto para quarta (13) ou quinta (14).
Ex-prefeito de Camaçari, Caetano assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) em maio de 2021. No comando da pasta, ele foi um dos responsáveis por articular, através de sua boa relação com o vereador licenciado Henrique Carballal (PDT), as chegadas do MDB e de Geraldo Jr. à base de apoio do governo do estado.
Provável substituta
Caso a saída de Caetano se concretize, a tendência é que sua chefe de gabinete na pasta, Elisa Pellegrini, assuma o comando da Serin. Funcionária de carreira do estado, ela foi superintendente de Articulação e Programas Especiais da antiga Secretaria Estadual de Combate à Pobreza (Secomp) durante a gestão de Paulo Souto (UB).
O passado de Elisa na gestão de um adversário chegou a gerar desconfianças entre petistas do governo, mas seu trabalho conquistou a confiança do governador Rui Costa (PT). Nos bastidores da Serin, ela é vista como uma "excelente técnica" e uma chefe que "cobra muito".
A outra possibilidade pensada para o lugar de Caetano é o atual chefe de gabinete de Rui, Cícero Monteiro, que já comandou as Relações Institucionais dos governos petistas durante a gestão de Jaques Wagner (PT) em 2014. Ele também já passou pelo comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur-BA).
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. ° Máx. °




