Apontados por políticos de oposição e judiciário, o risco de uma ruptura institucional por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL) já é uma realidade também para o entorno do mandatário.
Segundo coluna assinada por Bela Megale no jornal O Globo, integrantes do governo federal admitem que o mandatário pode tentar barrar as eleições de outubro, caso acredite em sua derrota contra o ex-presidente Lula (PT).
À publicação, auxiliares apontam a irritação e as declarações de Bolsonaro como reflexos do “cenário trágico”. Eles disseram que o presidente acredita na reeleição e costuma citar a popularidade nas ruas como suposto termômetro eleitoral.
Apesar do otimismo, ele confidenciou a aliados mais próximos que suas ameaças de suspender a realização do pleito em outubro é uma hipótese real.
Segundo a coluna, em conversas privadas, Bolsonaro costuma usar os mesmos argumentos falsos que usa publicamente, ao colocar em dúvida o processo eleitoral e as urnas eletrônicas. Ele sinaliza também acreditar em um apoio das Forças Armadas no golpe.
Os ministros ouvidos pela publicação relataram ainda que Bolsonaro está em um “momento raivoso” e de sobressaltos. Eles, no entanto, avaliam que as sugestões feitas pelos militares ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito das eleições podem ser uma estratégia para esvaziar intentos golpistas do presidente, já que a corte acatou dez de 15 propostas feitas pela caserna.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



