Sexta, 19 de Abril de 2024 11:21
75 9 9702 9169
Educação Educação

Coordenadora pedagógica fala sobre o programa Universidade para Todos

Ana Maria Carvalho dos Santos explica onde as pessoas podem fazer as suas inscrições.

08/06/2022 14h01 Atualizada há 2 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A coordenadora pedagógica Ana Maria Carvalho dos Santos falou sobre o programa Universidade para Todos, que existe desde 2003 e atende estudantes cursando o terceiro ano, estudantes que já saíram das escolas da rede estadual e buscam aperfeiçoar os seus conhecimentos para conseguir uma vaga nas universidades.

No programa existe a oferta daquelas disciplinas que são exigidas para a prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. “Nós ofertamos aulas da área de ciências e tecnologia, matemática, física, química, biologia, língua espanhola, língua inglesa, português, história e literatura. São essas as áreas exigidas no Enem”, disse.

Os estudantes são orientados por professores monitores que são alunos da Uefs. O UPT tem preparado alunos que ingressam nos mais diversos cursos da Uefs e de outras universidades baianas sejam elas estudais, federais ou privadas. “Qualquer universidade pelo Brasil afora eles podem estudar. É só eles se inscreverem. Ele pode ir para onde desejar. Nós preparamos, em parceria com as escolas da rede, os estudantes para que eles possam fazer uma boa prova durante o Enem”.

Ao longo dos anos, mais de oito mil alunos conseguiram ser aprovados. Durante a pandemia as atividades foram realizadas de modo virtual e mais de 70 candidatos foram aprovados nos mais diferentes cursos, com excelentes notas de redação. “Estamos voltando ao presencial e ofertando aulas em escolas de Feira de Santana. A partir de julho se iniciará em escolas dos municípios de Santo Estevão, Amélia Rodrigues e Antônio Cardoso. Em Lençóis, elas ainda acontecem virtualmente. Nas demais cidades as aulas acontecerão presencialmente como aqui em Feira de Santana”.

As aulas são oferecidas em dois turnos: o vespertino e o noturno. Os alunos interessados em ingressar no programa já puderam fazer suas inscrições e a fase agora é de matrículas. Elas podem ser feitas através do site www.upt.uefs.br. “Mas o aluno interessado ele pode se dirigir as escolas que estamos atuando, como o Centro de Educação Profissional Áureo Filho, o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, o Colégio Dispensário Santana, os Colégios Estaduais Ernesto Carneiro, Luiz Vianna Filho, Odorico Tavares, Polivalente, o Ieda Barradas Carneiro, Teclamelo e temos ainda na Uefs para efetivar a sua matrícula”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.