A coordenadora pedagógica Ana Maria Carvalho dos Santos falou sobre o programa Universidade para Todos, que existe desde 2003 e atende estudantes cursando o terceiro ano, estudantes que já saíram das escolas da rede estadual e buscam aperfeiçoar os seus conhecimentos para conseguir uma vaga nas universidades.
No programa existe a oferta daquelas disciplinas que são exigidas para a prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. “Nós ofertamos aulas da área de ciências e tecnologia, matemática, física, química, biologia, língua espanhola, língua inglesa, português, história e literatura. São essas as áreas exigidas no Enem”, disse.
Os estudantes são orientados por professores monitores que são alunos da Uefs. O UPT tem preparado alunos que ingressam nos mais diversos cursos da Uefs e de outras universidades baianas sejam elas estudais, federais ou privadas. “Qualquer universidade pelo Brasil afora eles podem estudar. É só eles se inscreverem. Ele pode ir para onde desejar. Nós preparamos, em parceria com as escolas da rede, os estudantes para que eles possam fazer uma boa prova durante o Enem”.
Ao longo dos anos, mais de oito mil alunos conseguiram ser aprovados. Durante a pandemia as atividades foram realizadas de modo virtual e mais de 70 candidatos foram aprovados nos mais diferentes cursos, com excelentes notas de redação. “Estamos voltando ao presencial e ofertando aulas em escolas de Feira de Santana. A partir de julho se iniciará em escolas dos municípios de Santo Estevão, Amélia Rodrigues e Antônio Cardoso. Em Lençóis, elas ainda acontecem virtualmente. Nas demais cidades as aulas acontecerão presencialmente como aqui em Feira de Santana”.
As aulas são oferecidas em dois turnos: o vespertino e o noturno. Os alunos interessados em ingressar no programa já puderam fazer suas inscrições e a fase agora é de matrículas. Elas podem ser feitas através do site www.upt.uefs.br. “Mas o aluno interessado ele pode se dirigir as escolas que estamos atuando, como o Centro de Educação Profissional Áureo Filho, o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, o Colégio Dispensário Santana, os Colégios Estaduais Ernesto Carneiro, Luiz Vianna Filho, Odorico Tavares, Polivalente, o Ieda Barradas Carneiro, Teclamelo e temos ainda na Uefs para efetivar a sua matrícula”, finalizou.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas



