O racha no PDT baiano ganhou um novo capítulo. Henrique Carballal (PDT), vereador licenciado da Câmara Municipal de Salvador, reagiu à declaração do presidente estadual do seu partido, Félix Mendonça Jr., de que a sigla deve “fechar questão” quando pautas "importantes" do Executivo soteropolitano chegarem para votação pelos vereadores da Casa.
De acordo com o “BNews”, Carballal criticou a orientação de Mendonça Jr. “É uma fala de dono de partido. Os vereadores teriam que participar da discussão. É um processo de construção partidária, isso não cabe no mundo democrático”, argumentou.
Ainda como crítica, o vereador licenciado chegou a citar a relação do presidente da sigla com o Antônio Carlos Magalhães no passado. “Tem mais a ver com a história que ele viveu com o avô de ACM Neto. Nem Brizola, que foi criador do PDT, usou uma formulação dessa, de eu mando e você obedece”.
Carballal se afastou do mandato para participar da coordenação da campanha de Geraldo Júnior, presidente da CMS, que é vice na chapa estadual de Jerônimo Rodrigues (PT), e recentemente declarou que passou a ser oposição a Bruno Reis. O seu suplente, Randerson Leal, assumiu o cargo e declarou acompanhar Geraldo. O PDT ainda tem Anderson Ninho e Emerson Penalva na Casa, mas esses seguem na base de apoio do governo.
Entenda o caso
Na terça-feira, 26, também em entrevista ao “BNews”, Félix Mendonça Jr. disse que a atuação dos vereadores do PDT na CMS, mesmo com a declaração de dois deles de seguir no grupo de apoio de Geraldo Júnior e em oposição ao prefeito Bruno Reis (União Brasil), está "dentro da normalidade, legalidade". Mas que o partido deve "fechar questão" em favor do prefeito de Salvador.
"Nós vamos, em algum caso, fechar questão. Até então, todos estão dentro da normalidade e da legalidade. Quando começar com questão fechada, os vereadores devem seguir o partido", enfatizou. Félix Jr. disse ainda que se houver algum tensionamento por desobediência dos vereadores em seguir a orientação do partido, será por opção dos edis.
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



