Quinta, 07 de Agosto de 2025 00:58
75 9 9702 9169
Cultura Festival Finisterra

Comissão Executiva do Finisterra reúne com deputada Alice Portugal e presidente da Bahiagás

O Festival Finisterra tem como objetivos inserir o Recôncavo e outras cidades baianas no roteiro internacional para produções cinematográficas e audiovisuais.

06/04/2022 11h05 Atualizada há 3 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: ASCOM
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A comitiva do Festival Finisterra, composta pela jornalista e diretora da Fundação Hansen Bahia (FHB), Vanessa Dantas, o Cineclubista e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Luís Antônio Costa Araújo, o assessor Davi Rodrigues e a deputada federal Alice Portugal foram recebidos na manhã desta segunda-feira (4) pelo diretor-presidente da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Luiz Gavazza. 

Durante a reunião, foi pleiteado apoio e incentivo da Companhia para a realização do Festival Internacional de Cinema: FINISTERRA FILM ART & TOURISM Brasil Afrobarroco, que acontecerá no município de Cachoeira, entre os dias 20 e 24 de abril. 

Luiz Gavazza destacou a importância de um evento internacional ser realizado no estado da Bahia. “Um Festival dessa natureza acontecer no Recôncavo Baiano só fortalece e resgata a memória dos municípios que abrangem a região”, afirmou. 

Já a diretora Vanessa Dantas enfatizou o apoio e incentivo da Bahiagás para fomentar ainda mais o Finisterra. “A nossa intenção é fortalecer a cultura local, atraindo diversos turistas para o Recôncavo Baiano e outras regiões e assim fomentando a economia. Além disso, desejamos incluir o festival no calendário anual de eventos de Cachoeira”, disse. 

O provedor Luiz Antônio, mais conhecido como Lú Cachoeira, e Davi Rodrigues, destacaram os múltiplos acontecimentos que terão no Festival, incluindo uma Feira de Economia Solidária, Workshops de Cinema e Educação, Conferências Internacionais de Cinema, Artes Visuais e Literatura, Exibições e Concurso de Filmes e um Cortejo Afrobarroco, no qual diversos grupos culturais irão se apresentar. 

A deputada Alice Portugal, por sua vez, revelou a felicidade e satisfação pela realização do Festival em Cachoeira. “Estou reencontrando amigos de longas datas para dialogar e buscar apoio para o Finisterra. Sinto-me feliz e honrada por isso. Também quero salientar que considero importantíssima a retomada do protagonismo da Fundação Hansen Bahia para realização de ações no Recôncavo e em outros lugares da Bahia”, opinou.  

O Festival Finisterra tem como objetivos inserir o Recôncavo e outras cidades baianas no roteiro internacional para produções cinematográficas e audiovisuais, fortalecer a economia da cultura e o desenvolvimento do turismo no Estado, além de promover o intercâmbio Bahia x Brasil x Mundo justamente durante as comemorações da Independência do Brasil (Bicentenário), através do cinema e do turismo. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.