Exames preventivos e consultas ginecológicas foram os mais solicitados pela comunidade, sendo 8.656 procedimentos realizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês (CMPC).
O balanço da Fundação Hospitalar de Feira de Santana atesta também mais 12.510 exames de ultrassom transvaginal, bem como punção de mama – procedimento importante no diagnóstico e investigação de possíveis lesões mamárias – realizados no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI).
A assistência especializada foi intensificada durante a campanha do Março Lilás com a ampliação do horário de atendimento aos sábados, das 7h às 13h.
Hospital da Mulher
Somente de janeiro a março, o Hospital da Mulher atendeu 5.329 pacientes. Consultas com puérperas (82) e ainda 152 atendimentos especializados às mulheres que passam do período reprodutivo para o não reprodutivo, o chamado climatério.
Nesta fase, os profissionais da unidade hospitalar avaliam sintomas, rastreio de câncer, doenças crônicas metabólicas, degenerativas e prestam orientações sobre terapia hormonal.
Mais 698 mulheres foram submetidas ao pré-natal de alto risco e 187 ao conjunto de ações de planejamento para a chegada dos filhos por meio do Planejamento Familiar – somadas a fisioterapia pélvica (322) e 90 consultas com uroginecologista.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação, o resultado do balanço é positivo. “Isso mostra a confiança que a população tem nos serviços de saúde prestados pela saúde pública municipal, especialmente no Hospital da Mulher”.
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



