Terça, 02 de Dezembro de 2025 17:39
75 98160-8722
Feira de Santana Entrevista

Pablo Roberto fala sobre Parque de Exposições, eleições de outubro e seu possível substituto na Seagri

Secretário diz que, se tiver prestígio, pretende indicar um nome para substitui-lo na Secretaria de Agricultura.

16/02/2022 12h47 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Abastecimento de Feira de Santana, Pablo Roberto, falou sobre o projeto de revitalização do Parque de Exposições João Martins da Silva. Questionado sobre como anda o projeto, o secretário afirmou que desde junho do ano passado o prefeito começou a fazer uma discussão forte com a Confederação da Agricultura através de João Martins, presidente nacional da entidade. João demonstrou interesse de fazer investimentos em Feira de Santana.

Pablo disse que o Parque de Exposições tem uma área grande e que funciona de forma ociosa, já que abriga três eventos no máximo por ano. O entendimento do Governo foi trabalhar para que esse parque possa ser um centro de multiuso. “A CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, também demonstrou interesse em fazer investimentos na ordem de R$ 10 milhões para a construção de um centro universitário voltado para a políticas do campo. Ficou com da CNA fazer esse investimento e a Prefeitura outro que resultaria em R$ 25 milhões”, diz.

Pablo afirma ainda que esse projeto já está em fase avançada, tanto com a CNA como com a Prefeitura. “A ideia é que o parque passe por esse grande processo de revitalização que é o anseio das pessoas que falam muito que gostariam de ver aquele parque funcionando mais a disposição da população”.

Campo do Gado

Questionado sobre a feira do Campo do Gado seria também transferida para o local, o secretário disse houveram encontros na feira onde alguns donos de animais fazem essa solicitação. “Eles alegam que o acesso para o Campo do Gado é ruim e colocam com tristeza que a cidade deixou de ser referência na cotação nacional do boi por essas questões. Passamos essa reinvindicação para a equipe técnica que está discutindo essas questões e existe um olhar simpático para que a feira do boi possa agregar com esse novo projeto de revitalização”, diz.

No Campo do Gado, a feira só funciona as segundas. A ideia dos comerciantes é que, com a transferência e uma estrutura melhor, há a possibilidade da feira funcionar durante toda a semana. “Isso está sendo levado em consideração”. Caso a feira de gado seja transferida, Pablo disse que existem conversas com a Secretaria de Planeamento para ver o que vai ser feito com o local onde ela hoje funciona.

Política

Falando sobre política, questionado sobre se afastaria em abril para concorrer nas próximas eleições, Pablo afirmou que a ideia é que esse afastamento aconteça na data limite, que é o dia 2 de abril. “Conversei com o prefeito e ele disse que seria melhor continuarmos mais no projeto trabalhando na Secretaria em todos os projetos em curso”.

Pablo disse que depende única e exclusivamente do prefeito de dizer o que será feito com o seu sucessor na Seagri. “A prerrogativa de fazer a indicação é do chefe do executivo. Claro que, se consultado for, posso participar e dar a minha opinião. Mas não tratei disse com o prefeito. A última conversa que tive com ele foi sobre os projetos da Seagri e ele me pediu que continuasse até a data limite que é o dia 2 de abril”, disse.

Perguntado sobre quem emplacaria em seu lugar, se Jurandy Carvalho ou Pedro Américo, vereadores por Feira de Santana, Pablo disse que tem pedido a Deus para que possa ter o prestígio do vereador José Carneiro, que deixou assumindo a Secretaria de Meio Ambiente interinamente Cleane Oliveira, sua chefe de gabinete.

“Se tiver esse prestígio, Pedro é um grande nome e um amigo meu e Jurandy tem se mostrado um grande vereador, trabalhado muito por Feira de Santana e tem uma grande expertise sobre a zona rural. Por isso tenho conversado muito com ele sobre qualquer dificuldade na zona rural”, explicou.

Zona Rural

A seca que a zona rural enfrenta tem chamado a atenção. Pablo ressalta que as pessoas da zona rural precisam ter as ações do Governo potencializada a cada dia. “São muitas reinvindicações legítimas. Trabalhamos muito em 2021 no fortalecimento da agricultura familiar. Estamos licitando o abastecimento de água que ainda é um problema grave da zona rural, principalmente nos distritos de Bonfim de Feira e Jaguara”.

O trabalho é feito em parceria com a Embasa fazendo extensões de rede e ampliando com os carros pipa. “Onde a Embasa não fornece água a Prefeitura entra com os carros pipa”. O trabalho é feito ainda com a distribuição de sementes, a aração de terras continua a ser feitas e ainda o programa do Governo Municipal que é o Morar Melhor”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.