O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, falou sobre as mortes de Faustino Lima Dias e Helder Alencar, importantes figuras da cidade de Feira de Santana. Faustino morreu nesta terça-feira (8), em um hospital de Salvador, onde vivia. Ele tinha 91 anos e durante a sua vida foi secretário municipal de Finanças entre os anos de 1967 a 1971. Esteve à frente ainda da Secretaria da Fazenda. Esteve à frente da direção da Santa Casa de Misericórdia como provedor, foi conselheiro da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Assumiu ainda o mandato de deputado estadual de 1983 a 1987 pelo Partido Democrático Social (PDS), sucessor do ARENA.
Faustino Lima Dias - Foto: Reprodução.
Ronaldo lembrou que Faustino era o seu padrinho político e lhe abriu muitas portas. “Ele foi um grande vencedor na vida. Nasceu em Paripiranga, como eu, e bem jovem saiu de lá para ser auditor fiscal do estado. Em Feira de Santana trabalhou como auditor onde foi convidado pelo ex-prefeito João Durval Carneiro para ser secretário de Finanças”, lembra.
O ex-prefeito participou do sepultamento de Faustino nesta quarta-feira (9) ao lado da sua família.
Ele ainda elogiou a postura de Helder Alencar como jornalista e advogado. “Ele também gostou de militar na política ajudando o nosso partido há um tempo atras. Apresento os meus sentimentos a família e tenho orgulho de ser seu amigo”.
União Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (8), em sessão administrativa, o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil (União), agremiação política resultante da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). A nova legenda terá como número nas urnas o 44.
José Ronaldo aconteceu o que estava previsto. “Fevereiro e março são momentos fortes na política até mais do que as convenções. É onde se conversa para formar a chapa majoritária. A aprovação do União Brasil é uma vitória e uma conquista dentro daquilo que foi organizado pelos seus dirigentes”, disse.
Federações partidárias
Ronaldo falou ainda sobre a criação das federações partidárias, que ele acredita ser algo mais complexo, porque os partidos tem que pensar que elas valem não apenas para a eleição do dia 2 de outubro como também para a eleição de prefeitos e vereadores em 2024.
“O partido que fizer a sua federação agora ficará sabendo que na eleição de vereador e prefeito lá na frente também valerá. Eles têm que olhar o que pode ser ruim lá na frente na eleição de 2024. Fazer algo para que os vereadores sofram não é bom. E na minha opinião federação é uma coligação disfarçada”, afirmou.
Os políticos ainda poderão mudar de partido agora em março. “Teremos muitas notícias porque em março haverá muitas revoluções políticas. Estamos com a esperança de vencer as eleições para governador em vários estados brasileiros e de fazer um bom número de deputados tanto na Câmara Federal quanto nas Assembleias Legislativas”.
Saída do DEM
Questionado sobre se realmente sairia do DEM e sobre o seu posicionamento em relação as eleições de outubro, Ronaldo disse que ainda é o mesmo do que vem sempre dizendo. “Estou pretendendo disputar a chapa majoritária ou como senador ou como vice-governador. Meu candidato a governador é ACM Neto. Coloco isso dentro de um espírito de contribuir com o grupo político para que ganhemos a eleição para o Governo da Bahia”.
Essa posição, ressaltou o ex-prefeito, é defendida por ele desde dezembro de 2020 quando acabou as eleições para prefeito. “Tenho conversado muito com Neto, líderes políticos e outros partidos políticos a respeito desse assunto”.
Magalhães Fotógrafo - Foto: Jorge Magalhães.
Morte de Magalhães Fotógrafo
Ao final da sua entrevista, Ronaldo foi informado ainda sobre a morte de Antônio Ferreira de Magalhães, aos 86 anos. Ele morreu em sua casa às 11h da manhã por causa de problemas cardíacos. O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim Celestial e o sepultamento será às 17h, no mesmo cemitério.
Magalhães Fotógrafo, como era conhecido, foi o primeiro repórter fotográfico de Feira de Santana, fundador do extinto Jornal Feira Hoje, Observatório Antares, Associação e Sindicato dos Fotógrafos. Ele é ainda pai de Jorge e Antônio Carlos Magalhães, que seguiram a sua carreira e também estão na fotografia.
O ex-prefeito José Ronaldo chamou Magalhães de “meu amigo querido”, pai de dois fotógrafos exemplares que sempre o ajudou enquanto esteve na Prefeitura Municipal. “Sem dúvida, senhor Magalhães é um grande profissional”, finalizou.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



