Terça, 02 de Dezembro de 2025 18:05
75 98160-8722
Feira de Santana Eleições 2022

José Ronaldo fala sobre União Brasil, eleições e perdas de figuras importantes de Feira de Santana

Feira de Santana de despede de três figuras ilustres: Faustino Lima Dias, Helder Alencar e Magalhães Fotógrafo.

09/02/2022 15h36 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, falou sobre as mortes de Faustino Lima Dias e Helder Alencar, importantes figuras da cidade de Feira de Santana. Faustino morreu nesta terça-feira (8), em um hospital de Salvador, onde vivia. Ele tinha 91 anos e durante a sua vida foi secretário municipal de Finanças entre os anos de 1967 a 1971. Esteve à frente ainda da Secretaria da Fazenda. Esteve à frente da direção da Santa Casa de Misericórdia como provedor, foi conselheiro da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Assumiu ainda o mandato de deputado estadual de 1983 a 1987 pelo Partido Democrático Social (PDS), sucessor do ARENA.

Faustino Lima Dias - Foto: Reprodução.

Ronaldo lembrou que Faustino era o seu padrinho político e lhe abriu muitas portas. “Ele foi um grande vencedor na vida. Nasceu em Paripiranga, como eu, e bem jovem saiu de lá para ser auditor fiscal do estado. Em Feira de Santana trabalhou como auditor onde foi convidado pelo ex-prefeito João Durval Carneiro para ser secretário de Finanças”, lembra.

O ex-prefeito participou do sepultamento de Faustino nesta quarta-feira (9) ao lado da sua família.

Ele ainda elogiou a postura de Helder Alencar como jornalista e advogado. “Ele também gostou de militar na política ajudando o nosso partido há um tempo atras. Apresento os meus sentimentos a família e tenho orgulho de ser seu amigo”.

União Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (8), em sessão administrativa, o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil (União), agremiação política resultante da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). A nova legenda terá como número nas urnas o 44.

José Ronaldo aconteceu o que estava previsto. “Fevereiro e março são momentos fortes na política até mais do que as convenções. É onde se conversa para formar a chapa majoritária. A aprovação do União Brasil é uma vitória e uma conquista dentro daquilo que foi organizado pelos seus dirigentes”, disse.

Federações partidárias

Ronaldo falou ainda sobre a criação das federações partidárias, que ele acredita ser algo mais complexo, porque os partidos tem que pensar que elas valem não apenas para a eleição do dia 2 de outubro como também para a eleição de prefeitos e vereadores em 2024.

“O partido que fizer a sua federação agora ficará sabendo que na eleição de vereador e prefeito lá na frente também valerá. Eles têm que olhar o que pode ser ruim lá na frente na eleição de 2024. Fazer algo para que os vereadores sofram não é bom. E na minha opinião federação é uma coligação disfarçada”, afirmou.

Os políticos ainda poderão mudar de partido agora em março. “Teremos muitas notícias porque em março haverá muitas revoluções políticas. Estamos com a esperança de vencer as eleições para governador em vários estados brasileiros e de fazer um bom número de deputados tanto na Câmara Federal quanto nas Assembleias Legislativas”.

Saída do DEM

Questionado sobre se realmente sairia do DEM e sobre o seu posicionamento em relação as eleições de outubro, Ronaldo disse que ainda é o mesmo do que vem sempre dizendo. “Estou pretendendo disputar a chapa majoritária ou como senador ou como vice-governador. Meu candidato a governador é ACM Neto. Coloco isso dentro de um espírito de contribuir com o grupo político para que ganhemos a eleição para o Governo da Bahia”.

Essa posição, ressaltou o ex-prefeito, é defendida por ele desde dezembro de 2020 quando acabou as eleições para prefeito. “Tenho conversado muito com Neto, líderes políticos e outros partidos políticos a respeito desse assunto”.

Magalhães Fotógrafo. Foto: Jorge MagalhãesMagalhães Fotógrafo - Foto: Jorge Magalhães.

Morte de Magalhães Fotógrafo

Ao final da sua entrevista, Ronaldo foi informado ainda sobre a morte de Antônio Ferreira de Magalhães, aos 86 anos. Ele morreu em sua casa às 11h da manhã por causa de problemas cardíacos. O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim Celestial e o sepultamento será às 17h, no mesmo cemitério.

Magalhães Fotógrafo, como era conhecido, foi o primeiro repórter fotográfico de Feira de Santana, fundador do extinto Jornal Feira Hoje, Observatório Antares, Associação e Sindicato dos Fotógrafos. Ele é ainda pai de Jorge e Antônio Carlos Magalhães, que seguiram a sua carreira e também estão na fotografia.

O ex-prefeito José Ronaldo chamou Magalhães de “meu amigo querido”, pai de dois fotógrafos exemplares que sempre o ajudou enquanto esteve na Prefeitura Municipal. “Sem dúvida, senhor Magalhães é um grande profissional”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.