A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promulgou 65 proposições de autoria dos parlamentares e que foram aprovadas pela Casa em dezembro do ano passado. As matérias, seguindo o rito legal, foram encaminhadas ao governador Rui Costa para sanção. Como o prazo para o ato do chefe do Executivo expirou, os textos foram remetidos ao presidente do Parlamento para promulgação. A edição do Diário Oficial do Legislativo baiano desta quarta-feira (2) trouxe a publicação das leis promulgadas.
Do total, 18 matérias foram projetos de lei e 47 se trataram de projetos de resolução, com a concessão de honrarias a autoridades e personalidades. Dentre as leis promulgadas, está a de nº 14.448, de 1º de fevereiro de 2022, que determina aos centros de formação de condutores a adequação para preparar condutores com necessidades especiais. O texto foi apresentado na ALBA pelo deputado Samuel Júnior (PDT). Outro projeto que se tornou lei (nº 14.449) foi o de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), que dispõe sobre a disponibilização de informações sobre partidas e chegadas de ônibus nos terminais intermunicipais e interestaduais de passageiros em todo o estado da Bahia.
Outras leis instituem datas, semanas e meses, sejam com caráter comemorativo, seja com indicações de atividades de conscientização sobre algumas temáticas relevantes do cotidiano, a exemplo da Lei nº 14.463, que criou o mês Janeiro Verde, dedicado a combater racismo religioso no estado. A matéria foi apresentada ao Parlamento pelo deputado Hilton Coelho (Psol).
Foram promulgadas ainda 47 Projetos de Resolução (PRS) que concedem honrarias como a Comenda Dois de Julho, o título de Cidadão Baiano, ou ainda o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira. Entre as autoridades e personalidades que serão condecoradas, estão a escritora Conceição Evaristo; o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; o publicitário Nizan Guanaes; e o padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário do Senhor Bom Jesus do Bonfim.
Pesquisa Pesquisa aponta 86% de aprovação da gestão Manuela Pedreira em Governador Mangabeira
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



