Terça, 02 de Dezembro de 2025 18:20
75 98160-8722
Feira de Santana Trabalho remoto

Presidente da OAB ressalta importância do atendimento presencial em audiências de instrução

Justiça do Trabalho anunciou que atendimento aconteceria apenas de forma remota por causa da pandemia de Covid-19.

02/02/2022 12h55 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

O advogado Rafael Pitombo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Feira de Santana, falou sobre a notícia de que a Justiça do Trabalho faria suas atividades apenas de forma remota. O advogado considera como absurda essa decisão já que 80% da população está vacinada com as três doses e já se tem noção de como cuidar da Covid-19. “Não há nenhuma questão de negacionismo por parte dos advogados. Entendemos que o Judiciário, principalmente a Justiça do Trabalho, pode exercer a sua função presencial sem que haja a disseminação do vírus”.

Trabalhadores demitidos nesse período, que teriam audiência, estão sendo prejudicados. “Principalmente as audiências de instrução onde é preciso ouvir o autor, a empresa reclamada e as testemunhas. Essas audiências necessitam serem feitas de forma presencial, inclusive para garantir um processo limpo, sem vícios e com o depoimento das partes”.

Ainda conforme o advogado, em março completa dois anos com a Justiça do Trabalho fechada e com um acúmulo de processos aguardando audiência presencial sem precedentes. “Até que isso seja normalizado, demorará muito tempo e mais uma vez o Tribunal demonstra afastamento da advocacia, da sociedade e do trabalhador. Falta empatia com as pessoas que buscam o Judiciário para garantir o pagamento dos créditos que são de natureza alimentar”, destaca.

Ele ainda ressalta que não é contra o atendimento remoto, já que há uma tendência no mundo de virtualização, mas existem atos que necessitam da presença do advogado parente as partes. “Esse é o caso das audiências presenciais. Algumas audiências estão sendo feitas de modo remoto. Aquelas que não haverá prejuízo para ambas as partes. Nelas, é bem vindo o atendimento remoto quando funciona. Mas audiências de instrução, onde existe bastante controvérsias, é preciso ser feita de forma presencial”, finaliza.

Com informações do repórter Edvaldo Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.