Quarta, 18 de Maio de 2022 02:55
75 9 9842 0146
Entretenimento Bahia

Santo Amaro se prepara para festejar a Rainha do Recôncavo, Nossa Senhora da Purificação.

Ainda com as limitações impostas pela pandemia da COVID-19, os devotos de Nossa Senhora da Purificação terão que apresentar o cartão de vacina contra a COVID-19, para participarem de um dos novenários mais antigos do país.

18/01/2022 15h32 Atualizada há 4 meses
Por: Reginaldo Junior Fonte: Redação
Foto: PASCOM Purificação
Foto: PASCOM Purificação

Devotos de Nossa Senhora da Purificação se preparam para festejar a Rainha do Recôncavo Baiano, como é carinhosamente aclamada pelo povo. De 23 de janeiro a 02 de fevereiro, Santo Amaro recebe um grande número de pessoas que chegam de diversas partes do país para participar de uma das novenas mais antigas do Brasil e uma das poucas que, atualmente, mantém a tradição dos cantos em Latim.

Mesmo com a pandemia da COVID-19, a Paróquia Nossa Senhora da Purificação decidiu festejar os onze dias da festa de sua padroeira. Os festejos começam no dia 23 de janeiro com a Missa “Oferta de Flores”, onde os devotos ofertam flores para ornamentar o altar-mor durante o novenário.

Assim como ocorreu em 2021, os devotos necessitarão reservar a vaga na secretaria paroquial, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h e na entrada ao templo, deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID-19 com pelo menos duas doses. 

Neste ano, o cantor e compositor santo-amarense, Caetano Veloso, será homenageado durante os nove dias da novena. Segundo o pároco, Padre Raimundo Mário de Santana, a Orquestra e Coral Gustavo Viana apresentarão uma canção composta por Caetano durante a procissão de entrega da novena. As músicas escolhidas têm ligações com a cidade. A homenagem, ainda de acordo com o padre, é em comemoração aos 80 anos que o artista completa no dia 07 de agosto. Durante a live de lançamento da festa religiosa, foi reproduzido um áudio da cantora e irmã do homenageado, Maria Bethânia, que falou sobre a homenagem a seu irmão. Bethânia ainda confirmou que estará no dia 02 de fevereiro, como de costume, em Santo Amaro. 

Devido à situação pandêmica, a imagem milagrosa de Nossa Senhora da Purificação não sairá da Igreja Matriz. A imagem ficará exposta no altar-mor durante todo o dia 02 de fevereiro para visitação. Os fiéis necessitam utilizar máscaras, álcool gel e manter o distanciamento dentro do templo religioso, além de apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID-19. As pessoas também não poderão permanecer por muito tempo, para evitar aglomerações. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.