A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana conciliou 2.137 das 5.351 queixas presenciais, registradas entre janeiro e dezembro deste ano, tendo uma taxa de resolutividade de 40%.
Foram realizadas 801 audiências, sendo que 348 levaram a conciliação - 1.789 resolvidas no atendimento presencial. Na avaliação do superintendente, Maurício Carvalho, a conciliação evita a sobrecarga no Poder Judiciário e ainda assegura o direito do consumidor num curto espaço de tempo.
“As demandas dos consumidores foram solucionadas por meio nossa mediação, o que evitou sobrecarga de processos judiciais. Se não houvesse o Procon, o processo se tornaria mais longo e muitas vezes sem solução”, enfatizou.
Durante o ano, foram ministrados cursos de capacitação e treinamento para o corpo técnico, inclusive aos estagiários, objetivando dar mais eficiência na resolução das reclamações apresentadas.
O superintendente destaca ainda a atuação das fiscalizações que fizeram valer o direito do consumidor, com 2.095 operações realizadas este ano. Entre elas, 969 operações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) que garantiram o cumprimento dos decretos de restrição para controle da Covid-19.
Ainda nos destaques na gestão do órgão, foi implantado o posto avançado no Shopping Popular Cidade das Compras, que oferece localização privilegiada tornando mais fácil o acesso. A superintendência dispõe também de aplicativo (Procon Feira de Santana), nas plataformas iOS e Android, que oferece a possibilidade de agendar o atendimento na sede do Procon e realizar denúncias.
Outros investimentos foram feitos, como a realização da campanha "Procon tá on", que oferece uma série de vídeos curtos disponibilizados no YouTube e redes sociais oficiais da Prefeitura, orientando o consumidor em diversas situações do cotidiano. Em parceria com as entidades de classe, foram confeccionados mil exemplares do Código de Defesa do Consumidor atualizados, buscando facilitar o acesso às informações para a população.
"Este ano houve um incremento na arrecadação de 44% em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que estamos punindo quem infringe a lei, garantindo o direito do consumidor. Esses recursos retornam para custear todas as despesas da Superintendência do Procon, inclusive campanhas educativas", explica Maurício Carvalho.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



