João Dias, chefe de Educação Ambiental da Semmam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), falou sobre a pescaria solidária, que será realizada nesta quinta-feira (23), na Lagoa do Parque Radialista Erivaldo Cerqueira. Os peixes pescados serão doados para instituições de caridade de Feira de Santana.
Foi informado anteriormente por João que alguns dos peixes não seriam pescados. Questionado sobre essa decisão, ele afirmou que na realidade não iria pescar o tambaqui porque ele precisa de cuidado com o manuseio. “Os daqui estão muito grandes e não temos gelo. E as instituições estão com dificuldade de conseguir armazenar peixes assim”, explicou.
João disse ainda que o secretário de Meio Ambiente, José Carneiro, garantiu que compraria gelo e que se necessitasse de freezer ele também daria. “Diante da palavra do secretário, nós liberamos a pesca do tambaqui. Mas os outros peixes já estavam liberados”, explica.
Consumo de peixe no Brasil
O consumo de peixe ainda é pequeno no Brasil. Exemplo disso, é que se encontra muitos frigoríficos e poucas peixarias. João disse que o peixe mais consumido no Brasil e no mundo é um peixe de água doce, a tilápia. É um peixe do Rio Nilo e a espécie que existe no Brasil, introduzida no país a mais de 100 anos, é a nilótica.
“É a mais consumida porque é fácil de criar, de pescar, é um peixe sem espinha. Ele tem ainda uma substância chamada selênio, que previne o câncer de próstata no homem e tem iodo na quantidade certa para prevenir câncer de tireoide e é recomendado para quem tem insônia”, explica.
Segundo o chefe de Educação Ambiental, quem consome tilápia dificilmente terá esses dois tipos de câncer. “É muito baixo o índice de pescadores que tem esse tipo de câncer. Foram esses fatores que fizeram a tilápia passar o bacalhau, a merluza e o salmão que eram os peixes mais consumidos do planeta”.
Em Feira de Santana e em seu entorno, por conta do Lago Pedra do Cavalo, já existem diversos criatórios de tilápia, diz João. “Esses criatórios tem favorecido para que todos os frigoríficos da cidade tenham esse peixe. Isso facilita o consumo. Em nossa cidade a tilápia é muito bem aceita e o consumo chega à média do Brasil que hoje é de 7kg de peixe por ano”.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



