Quinta, 06 de Novembro de 2025 06:08
75 98160-8722
Brasil Eleições 2022

Fux: STF está pronto para agir em defesa da democracia em 2022

Declaração acontece em uma semana marcada por recuos da Corte em disputas políticas

17/12/2021 15h22
Por: Karoliny Dias Fonte: A Tarde
Foto: Nelson Jr / STF
Foto: Nelson Jr / STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou em seu discurso na sessão de encerramento do ano no Judiciário que seus colegas estão prontos para “agir e reagir quando preciso for” durante as eleições de 2022. 

A declaração acontece em uma semana marcada por recuos da Corte em disputas políticas com o Legislativo e o Executivo. Para Fuz, “a democracia venceu” neste ano por convencer a população brasileira da importância da liberdade.

“Após um ano desafiador, a democracia venceu, pois convenceu os brasileiros de sua importância para o exercício de nossas liberdades e igualdades. No mesmo tom, o Supremo Tribunal Federal se manteve ativo e firme na defesa da Constituição e das instituições democráticas”, afirmou Fux. 

“Não é demais lembrar, todavia, que essa Suprema Corte seguirá sempre atenta às necessidades do Brasil neste próximo ano, estando pronta para agir e para reagir quando preciso for. Sempre respeitando e fazendo respeitar as leis e a Constituição”.

Durante todo o ano de 2021, o Supremo foi alvo de ataques recorrentes e violentos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores, inclusive com ameaças aos ministros e seus familiares, por muitas vezes adotarem medidas institucionais e posicionamentos públicos contra o golpismo observado no em torno do Palácio do Planalto.

No mês de setembro, por exemplo, a Corte precisou reforçar sua segurança com agentes das Polícias Federal e Judiciária diante das ameaças de golpe e invasão depois das manifestações antidemocráticas do feriado da Independência, convocadas pelo chefe do Executivo.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.