O primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 teve questões que abordaram temas como escravidão, a situação dos indígenas que vivem conflitos com mineradoras e citou canções como "Comportamento Geral", de Gonzaguinha, e "Admirável mundo novo", de Zé Ramalho.
Essa última é mais conhecida pelo verso que diz: "eh, oh, vida de gado". Coincidentemente, gado é como os oposicionistas do governo chamam os bolsonaristas.
Segundo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta edição, o Enem "começa a ter a cara do governo" . Ele disse isso em resposta às acusações de fragilidade técnica e administrativa, assédio moral e pressão ideológica, feita por servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Enem - mais de 30 servidores comissionados do Inep pediram exoneração de seus cargos às vésperas do Enem. Bolsonaro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro , e o presidente do Inep, Danilo Dupas, negam as acusações.
Apesar disso, o Enem abordou temáticas geralmente criticadas pelo governo Bolsonaro e até problematizou o conceito de "minorias", com base em um texto do filósofo Deleuze. De acordo com o portal Extra, escravidão e racismo aparecem na prova através de uma publicidade que exibia um homem negro em fuga e dos versos da música Sinhá, de Chico Buarque, apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por outro lado, a pandemia do coronavírus que já provocou a morte de mais 600 mil pessoas no Brasil foi ignorada. Neste ano, a redação abordou a situação de pessoas sem registro civil .
Acidentes grave Bombeiros localizam quarta vítima da queda de avião no RS
Irregularidades CGU apontou irregularidade em emenda parlamentar de presidente da CPI do INSS à Lagoinha
Eleições 2026 Lula exonera Rui Costa e outros ministros em ajuste no governo de olho nas eleições
Cirurgia Jair Bolsonaro tem indicação de nova cirurgia
Brasil Fachin rebate relatório de comitê dos EUA sobre liberdade de expressão
Mulher general Lula oficializa promoção da primeira mulher ao posto de general do Exército 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas


