Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço. O desenvolvimento e a duração de um incêndio são diretamente influenciados pela quantidade de materiais combustíveis e seu poder de queima.
De acordo com a Engenheira de Segurança Patrícia Suede, “a carga de incêndio existente, determina a classificação de risco da edificação, podendo ser baixa, média ou alta”.
O risco de incêndio é fator determinante dos níveis de exigência das medidas de segurança contra incêndio. Quanto maior o risco, maiores as exigências. E a carga de incêndio interfere de forma direta na escolha e dimensionamento dos equipamentos de combate a incêndio, como é o caso dos extintores que sua escolha é feita com base no grau de risco, para eles quanto maior o risco menor a distância entre eles, que devem ser distribuídos de tal forma que o operador não percorra distância maior do que as mencionadas abaixo, obedecendo aos seguintes critérios:
· Risco baixo – 25 metros
· Risco médio – 20 metros
· Risco alto – 15 metros
A engenheira Patrícia informa que, “Para a elaboração do Projeto Técnico de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), é preciso primeiro, determinar a carga de incêndio da edificação. Outro passo importante é a escolha adequada dos equipamentos e medidas de segurança contra incêndio e pânico que farão parte do seu PPCI, esses são exigidos em função de parâmetros como: tipo de ocupação; altura ou número de pavimentos; área construída; capacidade de lotação; risco de incêndio (carga de incêndio); e riscos especiais”.
Eleições 2026 Justiça do Trabalho chama atenção para assédio eleitoral
Medidas CNJ analisa proposta para prevenir conflitos de interesse no Judiciário
Eleições 2026 TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica
Expectativa Flávio Bolsonaro afirma que aceitará resultado das eleições de 2026
Eleições 2026 Nexus/BTG: Em eventual 2º turno, Lula está empatado com Flávio e Caiado
Eleições 2026 TSE cria cartilha para uso de IA nas eleições após caso Jair Bolsonaro 
Mín. 16° Máx. 30°
Mín. 17° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 32°
Tempo limpo


