Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço. O desenvolvimento e a duração de um incêndio são diretamente influenciados pela quantidade de materiais combustíveis e seu poder de queima.
De acordo com a Engenheira de Segurança Patrícia Suede, “a carga de incêndio existente, determina a classificação de risco da edificação, podendo ser baixa, média ou alta”.
O risco de incêndio é fator determinante dos níveis de exigência das medidas de segurança contra incêndio. Quanto maior o risco, maiores as exigências. E a carga de incêndio interfere de forma direta na escolha e dimensionamento dos equipamentos de combate a incêndio, como é o caso dos extintores que sua escolha é feita com base no grau de risco, para eles quanto maior o risco menor a distância entre eles, que devem ser distribuídos de tal forma que o operador não percorra distância maior do que as mencionadas abaixo, obedecendo aos seguintes critérios:
· Risco baixo – 25 metros
· Risco médio – 20 metros
· Risco alto – 15 metros
A engenheira Patrícia informa que, “Para a elaboração do Projeto Técnico de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), é preciso primeiro, determinar a carga de incêndio da edificação. Outro passo importante é a escolha adequada dos equipamentos e medidas de segurança contra incêndio e pânico que farão parte do seu PPCI, esses são exigidos em função de parâmetros como: tipo de ocupação; altura ou número de pavimentos; área construída; capacidade de lotação; risco de incêndio (carga de incêndio); e riscos especiais”.
IPVA IPVA não é obrigatório para todos; saiba quem pode deixar de pagar
Medida Provisória Presidente libera recursos do FGTS para hospitais filantrópicos
Decisão Ignorando Dino, TJ-DFT dá aumento de 80% a penduricalho de juízes
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



