Quinta, 06 de Novembro de 2025 08:21
75 98160-8722
Brasil Segurança

Como a carga de incêndio interfere na escolha dos extintores na classificação da edificação

O risco de incêndio é fator determinante dos níveis de exigência das medidas de segurança contra incêndio

20/11/2021 20h57
Por: Reginaldo Junior Fonte: Redação
Como a carga de incêndio interfere na escolha dos extintores na classificação da edificação

Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço. O desenvolvimento e a duração de um incêndio são diretamente influenciados pela quantidade de materiais combustíveis e seu poder de queima.

De acordo com a Engenheira de Segurança Patrícia Suede, “a carga de incêndio existente, determina a classificação de risco da edificação, podendo ser baixa, média ou alta”.

O risco de incêndio é fator determinante dos níveis de exigência das medidas de segurança contra incêndio. Quanto maior o risco, maiores as exigências. E a carga de incêndio interfere de forma direta na escolha e dimensionamento dos equipamentos de combate a incêndio, como é o caso dos extintores que sua escolha é feita com base no grau de risco, para eles quanto maior o risco menor a distância entre eles, que devem ser distribuídos de tal forma que o operador não percorra distância maior do que as mencionadas abaixo, obedecendo aos seguintes critérios: 

·  Risco baixo – 25 metros 

·  Risco médio – 20 metros 

·  Risco alto – 15 metros 

A engenheira Patrícia informa que, “Para a elaboração do Projeto Técnico de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), é preciso primeiro, determinar a carga de incêndio da edificação. Outro passo importante é a escolha adequada dos equipamentos e medidas de segurança contra incêndio e pânico que farão parte do seu PPCI, esses são exigidos em função de parâmetros como: tipo de ocupação; altura ou número de pavimentos; área construída; capacidade de lotação; risco de incêndio (carga de incêndio); e riscos especiais”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.