Terão início esta segunda-feira, 9, as aulas da Escola Cívico-militar Municipal Quinze de Novembro, do distrito de Jaíba, em Feira de Santana. A unidade de ensino passou por obras para adequação ao novo modelo cívico-militar, marcando um novo período na escola que atende a 508 estudantes do Ensino Fundamental II – do 6º ao 9º ano.
A escola funcionará em tempo integral. Por conta disso, o prédio ganhou novos cômodos: vestiários com chuveiro, um novo banheiro masculino e a criação de uma nova área para abrigar as atividades que serão realizadas pelos militares. O prédio também passou por pintura e ganhou revestimento em cerâmica no pátio.
A volta às aulas será marcada por uma acolhida aos estudantes, a partir das 7h30min., com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a apresentação da fanfarra do distrito de Jaíba, formada por alunos da própria escola. A unidade de ensino terá um calendário especial com reposição das aulas de fevereiro.
Na manhã desta sexta-feira, 6, a comunidade conheceu as regras e normas de conduta da Escola Cívico-militar. Novas atividades esportivas, de reforço e metodologia do estudo científico serão incorporadas à prática pedagógica da unidade de ensino. O projeto Música na Escola também receberá apoio teórico dos militares.
MILITARES DARÃO APOIO À GESTÃO ESCOLAR
O Programa Nacional das Escolas Cívico-militares, de autoria do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
A proposta é que militares atuem no apoio à gestão escolar e educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelas atividades pedagógicas e de conteúdo programático.
“Nada muda no aspecto pedagógico, pois a escola continuará a ser orientada pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação”, esclarece o secretário da pasta, Marcelo Neves, que esta sexta-feira visitou a unidade de ensino e participou da solenidade.
“Existe uma grande expectativa nessa escola por que ela foi a única contemplada pelo programa na Bahia. Estamos sendo diretamente observados pelo Ministério da Educação, pela comunidade e também pela mídia”, disse.
Marcelo Neves também comemorou a significativa presença de pais ao encontro. “É bom demais ver as famílias dentro da escola. Juntos, nós damos melhor formação a essas crianças e jovens”, avaliou.
O professor Marcelo Martins, diretor da escola, acredita que esta nova fase será desafiadora, mas que trará bons resultados. “Estamos vivendo a realização de um sonho nosso enquanto comunidade. Teremos novos projetos, novas práticas pedagógicas e mais atividades. É um momento que merece o reconhecimento”.
Também na manhã de hoje, 6, pais e mães receberam o kit aluno e a mochila. O fardamento já está disponível na unidade de ensino, entretanto, a gestão escolar optou por entregá-los diretamente aos alunos no primeiro dia de aula, para que seja possível conferir o tamanho dos uniformes antes de fazer a entrega definitiva.
FOTO: Reprodução PMFS
Pets Médico veterinário explica como deve ser o tratamento dos pets nesse frio
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (15)
Casamento Coletivo Inscrições para o Casamento Coletivo seguem até dia 1º
Aumento ANTT autoriza novas tarifas de pedágios para as BRs 324 e 116
Emprego Pesquisa revela quais são as 10 profissões em alta e as 10 que devem acabar
Violência Doméstica Você sabe que pode pedir o divórcio imediato nestes casos? 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



